Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Educar em Revista
Actual
Equipo editorial
Edições
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Declaración de privacidad
Contacto
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Buscar
Buscar
Buscar artículos por
Filtros avanzados
Desde
Año
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mes
enero
febrero
marzo
abril
mayo
junio
julio
agosto
septiembre
octubre
noviembre
diciembre
Día
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Hasta
Año
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mes
enero
febrero
marzo
abril
mayo
junio
julio
agosto
septiembre
octubre
noviembre
diciembre
Día
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autores/as
Buscar
Buscar resultados
134 elementos encontrados.
Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000
Andrea Barbosa Gouveia
e89555
2023-05-23
O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
e86000
2024-04-30
Contratos temporários e remuneração dos profissionais do magistério na rede estadual da Paraíba: reflexões e consequências para a classe trabalhadora
Marcus Quintanilha da Silva
2025-08-23
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94282
Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia
Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
e87484
2024-05-02
Autonomia de professores
Marcelo Valério
p. 327-332
2017-11-23
Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina
Priscila Juliana da Silva, Orliney Maciel Guimarães
e85565
2023-05-22
Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
Luciana Esmeralda Ostetto, Maria da Assunção Folque
2021-04-28
Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal
Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro
2021-05-04
Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação
Arthane Menezes Figueirêdo, Graça Aparecida Cicillini
p. 293-304
2016-06-29
Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica
João Paulo Pooli, Marcia Baiersdorf
e92773
2023-12-05
A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista
Maria Flávia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro
e88326
2024-07-19
Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional / Training possibilities for university teachers: institutional commitment
Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas
p. 249-263
2018-02-05
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer
229-250
2019-04-01
A fotografia na experiência educativa de professores: do olhar e das interpretações
Daniele Marques Vieira
309-327
2019-05-01
Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos
Nilda Alves
p. 19-36
Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências
Maria Aparecida Lima Santos
2021-09-27
Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
2021-04-28
Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
2021-04-28
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella, Josimar de Aparecido Vieira
e73172
2023-10-06
Cinema negro feminino, estética e política na formação de professoras: uma experiência com o filme Kbela
Fábio José Paz da Rosa
2021-05-10
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
Vanessa França Simas
2021-05-04
“Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950)
Fábio Souza Lima
2021-08-20
Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores
Meily Assbú Linhales, Giovanna Camila da Silva, Fernanda Cristina dos Santos
2021-06-08
Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas
Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
e77386
2023-10-11
O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente
Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
2022-04-06
Formação do professor de dança para o contexto escolar
visões e realizações no passo da experiência
Giseli Barreto da Cruz, Cecília Silvano Batalha
e84257
2024-12-03
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84257
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação
Tárcia Rita Davoglio, Bettina Steren dos Santos
p. 201-218
2017-08-24
Os processos imigratórios dos séculos XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica
Cristine Fortes Lia, Roberto Radünz
p. 257-272
2016-09-20
Complexos temáticos na formação de professores do campo
Maria Bernadete de Melo Cunha, José Luis de Paula Barros Silva
p. 171-188
2016-09-20
Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa
Maria Lúcia Resende Lomba, Luciano Mendes Faria Filho
2022-12-21
Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa
Everton Bedin, José Claudio Del Pino
p. 293-309
2018-06-12
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
André Coelho da Silva, Maria José Pereira Monteiro de Almeida
p.181-198
2018-04-06
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
Pedro Ribeiro Mucharreira
p. 285-302
2018-12-14
A prática no processo de formação inicial de professores
uma revisão integrativa
Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
e91579
2025-02-18
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais
Tais Wojciechowski Santos, Ricardo Antunes de Sá
2021-06-08
A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
2021-06-08
Currículo, cultura e formação de professores
Antonio Flavio Barbosa Moreira
p. 39-52
A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar:
compreensões à luz da ATD
Cátia Keske, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150
Registros narrativos no estágio curricular:
o caráter alteritário de referências e citações
Mateus Henrique do Amaral, Adriana Varani
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97116
Docência em formação:
percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará
Elcimar Simão Martins, Isabela David de Lima Damasceno, Elisângela André da Silva Costa
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671
Formação inicial de professores para a docência com bebês
as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil
Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues, Silvia Helena Vieira Cruz
e88141
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88141
Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial
Simone Barreto Anadon, Simone Gonçalves da Silva
e88029
2023-12-05
Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?
Andreia Vicencia Vitor Alves, Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Caroline Touro Beluque
e87160
2023-10-06
(Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
e87138
2023-05-23
Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
Vanderlei José Valim Vieira Filho, Fábio Peres Gonçalves
e87137
2023-05-23
Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola
Ana Cecília Romano de Mello, Ivanilda Higa
e85976
2023-05-22
Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente
Fernanda Lahtermaher, Giseli Barreto da Cruz
2022-12-21
Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal
Rosenilde Nogueira Paniago
e84355
2023-12-05
Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade
Mônica Aparecida Roodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens
e84349
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84349
Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880
Vera Teresa Valdemarin
2022-04-13
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
Nádia G Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
2021-09-27
Reflexões sobre a comunicação das mudanças climáticas e o cuidado ambiental: a visão de professores no contexto escolar
Hellen Chrystianne Barros, José Q. Pinheiro
2021-10-25
Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
Mauro Cezar Coelho, Wilma Nazaré Baía Coelho
2021-09-27
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
Paula Maria Ferreira de Faria, Denise de Camargo
2021-06-08
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
Leandro Passarinho Reis Júnior
291-308
2019-05-01
Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola
Vanessa Moreira Crecci, Dario Fiorentini
p.273-292
2018-08-15
Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos
Wilma de Nazaré Baía Coelho
p.97-122
2018-06-12
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
Nívia Magalhães da Silva Freitas, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
p.199-216
2018-04-06
Apresentação
Claudia Madruga Cunha, Flávia Vieira
p. 13-17
2017-02-25
Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática
Flávia Vieira
p. 85-101
2017-02-25
Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio
Ana Isabel Andrade, Filomena Martins
p. 137-154
2017-02-25
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
Eliete Santiago, José Batista Neto
p. 127-141
2016-09-20
Sobre a educação cultural e ético-política dos professores
Licínio C. Lima
p. 143-156
2016-09-20
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
p. 205-222
2016-09-20
Qualidade social e produção do conhecimento
Solange Martins Oliveira Magalhães, Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de Souza
p. 253-270
2015-10-11
“Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas
Liliana Soares Ferreira
p. 175-192
2016-03-30
A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico
Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
p. 229-246
2015-03-13
Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso
Gilberto Lacerda Santos
p. 275-290
2014-04-22
Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Gláucia Marcondes Vieira, Maria Laura Magalhães Gomes
p. 257-273
2014-12-08
Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares
Irton Milanesi
p. 209-227
2012-11-26
Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental
Giana Raquel Rosa Gouvêa
p. 163-179
2006-10-20
Literacia e consciência histórica
Isabel Barca
p. 93-112
Designing and testing modules on non-formal education for teacher education candidates: a brazilian experience / Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares do Paraná, 1900-1929
Christiane Gioppo, Gizele de Souza
p. 291-293
A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle
Monica Ribeiro da Silva
p. 195-210
O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990
Leda Scheibe
p. 177-193
Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional
Maria Izabel de Almeida
p. 165-176
A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade
José Carlos Libâneo
p. 113-147
Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998
Selma Garrido Pimenta, Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita
p. 87-109
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
Paulo Ricardo Ross
p. 203-224
Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
Valeska Maria Fortes de Oliveira, Vânia Fortes de Oliveira, Laura Elise de Oliveira Fabrício
p. 151-174
A educação a distância na formação continuada do professor
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
p. 67-81
Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EAD
Santiago Castillo Arredondo
p. 13-27
Pessoa, utopia e formação de professores
Blanca Beatriz Díaz Alva
p. 73-84
Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura
Isabel Maria Sabino de Farias, Márcia de Souza Hobold
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560
Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Sandra Freitas de Souza
p. 245-261
Direito de vida e morte em um currículo de Biologia
Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
2020-12-20
Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Adriane de Castro Menezes Rangel
p. 167-184
2012-10-05
Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
p. 201-216
2012-03-16
Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática
Amarildo Luiz Trevisan
p. 195-212
Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
Monica Folena Araújo, Tereza Luiza de França
p. 237-252
2013-08-08
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luís Tomkelski
2021-01-16
Os institutos superiores de educação ontem e hoje
Vera Lúcia Bazzo
p. 267-283
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
Glauco Gomes de Menezes
p. 283-299
2013-10-07
Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental
Vilma Barra
p. 224-225
Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa
Marta Nornberg, Gilberto Ferreira da Silva
p. 185-202
2014-07-18
Desempenho de professores em áreas urbanas - Estudos Sociais e Ciências
Consuelo Garcia
p. 111-148
DOI:
https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35416
Co-enseñanza en la formación inicial docente
una experiencia en cursos de práctica pedagógica
Maria Mercedes Jiménez-Narváez, Yesenia Quiceno Serna
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97950
O estágio com pesquisa e a prática de formadores de professores
Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Cristiano Rodrigues de Mattos
2025-11-02
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97094
Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica / Performances of Pedagogy: anaesthetic-pedagogical narrative
Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
p. 87-103
2018-02-05
Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia
Everton Bedin, Carla Susana Lopes Morais
e87730
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730
1 - 100 de 134 elementos
1
2
>
>>
Palabras clave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Free cookie consent management tool by
TermsFeed