• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo

Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná

 
Ir al contenido principal Ir al menú de navegación principal Ir al pie de página del sitio
Educar em Revista
  • Actual
  • Equipo editorial
  • Edições
  • Avisos
  • Acerca de
    • Sobre la revista
    • Envíos
    • Declaración de privacidad
    • Contacto
  • Registrarse
  • Entrar
  1. Inicio /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avanzados
Desde
Hasta

Buscar resultados

134 elementos encontrados.
  • Apresentação: Brasil e Chile: políticas educacionais e neoliberalismo nas marchas e contramarchas dos anos 2000

    Andrea Barbosa Gouveia
    e89555
    2023-05-23
  • O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?

    Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
    e86000
    2024-04-30
  • Contratos temporários e remuneração dos profissionais do magistério na rede estadual da Paraíba: reflexões e consequências para a classe trabalhadora

    Marcus Quintanilha da Silva
    2025-08-23
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94282
  • Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia

    Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
    e87484
    2024-05-02
  • Autonomia de professores

    Marcelo Valério
    p. 327-332
    2017-11-23
  • Relações Simbólicas entre os professores formadores dos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Santa Catarina

    Priscila Juliana da Silva, Orliney Maciel Guimarães
    e85565
    2023-05-22
  • Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética

    Luciana Esmeralda Ostetto, Maria da Assunção Folque
    2021-04-28
  • Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal

    Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro
    2021-05-04
  • Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação

    Arthane Menezes Figueirêdo, Graça Aparecida Cicillini
    p. 293-304
    2016-06-29
  • Mestrado Profissional em Educação da UFPR: teoria e prática como um desafio para o futuro da formação de professores da Educação Básica

    João Paulo Pooli, Marcia Baiersdorf
    e92773
    2023-12-05
  • A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista

    Maria Flávia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro
    e88326
    2024-07-19
  • Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional / Training possibilities for university teachers: institutional commitment

    Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas
    p. 249-263
    2018-02-05
  • A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática

    Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer
    229-250
    2019-04-01
  • A fotografia na experiência educativa de professores: do olhar e das interpretações

    Daniele Marques Vieira
    309-327
    2019-05-01
  • Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos

    Nilda Alves
    p. 19-36
  • Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências

    Maria Aparecida Lima Santos
    2021-09-27
  • Pesquisaformação narrativa (auto) biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica

    Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
    2021-04-28
  • Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora

    Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
    2021-04-28
  • Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

    Roberta Pasqualli, Maria dos Anjos Lopes Viella, Josimar de Aparecido Vieira
    e73172
    2023-10-06
  • Cinema negro feminino, estética e política na formação de professoras: uma experiência com o filme Kbela

    Fábio José Paz da Rosa
    2021-05-10
  • Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante

    Vanessa França Simas
    2021-05-04
  • “Não pode casar ainda/só depois que se formar”: controle do corpo e formação de professoras normalistas na capital do Brasil (1920-1950)

    Fábio Souza Lima
    2021-08-20
  • Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores

    Meily Assbú Linhales, Giovanna Camila da Silva, Fernanda Cristina dos Santos
    2021-06-08
  • Brincar, corpo e movimento como eixos de formação de professores de crianças pequenas

    Daiana Camargo, Leni Vieira Dornelles
    e77386
    2023-10-11
  • O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente

    Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
    2022-04-06
  • Formação do professor de dança para o contexto escolar visões e realizações no passo da experiência

    Giseli Barreto da Cruz, Cecília Silvano Batalha
    e84257
    2024-12-03
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84257
  • Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação

    Tárcia Rita Davoglio, Bettina Steren dos Santos
    p. 201-218
    2017-08-24
  • Os processos imigratórios dos séculos XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica

    Cristine Fortes Lia, Roberto Radünz
    p. 257-272
    2016-09-20
  • Complexos temáticos na formação de professores do campo

    Maria Bernadete de Melo Cunha, José Luis de Paula Barros Silva
    p. 171-188
    2016-09-20
  • Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa

    Maria Lúcia Resende Lomba, Luciano Mendes Faria Filho
    2022-12-21
  • Situação de Estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das Rodas de Conversa

    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    p. 293-309
    2018-06-12
  • Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física

    André Coelho da Silva, Maria José Pereira Monteiro de Almeida
    p.181-198
    2018-04-06
  • Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana

    Pedro Ribeiro Mucharreira
    p. 285-302
    2018-12-14
  • A prática no processo de formação inicial de professores uma revisão integrativa

    Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
    e91579
    2025-02-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
  • O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais

    Tais Wojciechowski Santos, Ricardo Antunes de Sá
    2021-06-08
  • A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar

    Jeremias Stein Rodriguês, David Antonio da Costa
    2021-06-08
  • Currículo, cultura e formação de professores

    Antonio Flavio Barbosa Moreira
    p. 39-52
  • A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar: compreensões à luz da ATD

    Cátia Keske, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
    2025-11-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150
  • Registros narrativos no estágio curricular: o caráter alteritário de referências e citações

    Mateus Henrique do Amaral, Adriana Varani
    2025-11-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.97116
  • Docência em formação: percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará

    Elcimar Simão Martins, Isabela David de Lima Damasceno, Elisângela André da Silva Costa
    2025-11-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671
  • Formação inicial de professores para a docência com bebês as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil

    Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues, Silvia Helena Vieira Cruz
    e88141
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.88141
  • Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial

    Simone Barreto Anadon, Simone Gonçalves da Silva
    e88029
    2023-12-05
  • Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?

    Andreia Vicencia Vitor Alves, Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Caroline Touro Beluque
    e87160
    2023-10-06
  • (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores

    Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    e87138
    2023-05-23
  • Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação

    Vanderlei José Valim Vieira Filho, Fábio Peres Gonçalves
    e87137
    2023-05-23
  • Uma “escola símbolo”: disputas e estratégias de professores de um subcampo da escola

    Ana Cecília Romano de Mello, Ivanilda Higa
    e85976
    2023-05-22
  • Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente

    Fernanda Lahtermaher, Giseli Barreto da Cruz
    2022-12-21
  • Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal

    Rosenilde Nogueira Paniago
    e84355
    2023-12-05
  • Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade

    Mônica Aparecida Roodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens
    e84349
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84349
  • Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880

    Vera Teresa Valdemarin
    2022-04-13
  • Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores

    Nádia G Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
    2021-09-27
  • Reflexões sobre a comunicação das mudanças climáticas e o cuidado ambiental: a visão de professores no contexto escolar

    Hellen Chrystianne Barros, José Q. Pinheiro
    2021-10-25
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!

    Mauro Cezar Coelho, Wilma Nazaré Baía Coelho
    2021-09-27
  • Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar

    Paula Maria Ferreira de Faria, Denise de Camargo
    2021-06-08
  • Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores

    Leandro Passarinho Reis Júnior
    291-308
    2019-05-01
  • Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola

    Vanessa Moreira Crecci, Dario Fiorentini
    p.273-292
    2018-08-15
  • Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos

    Wilma de Nazaré Baía Coelho
    p.97-122
    2018-06-12
  • Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo

    Nívia Magalhães da Silva Freitas, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    p.199-216
    2018-04-06
  • Apresentação

    Claudia Madruga Cunha, Flávia Vieira
    p. 13-17
    2017-02-25
  • Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática

    Flávia Vieira
    p. 85-101
    2017-02-25
  • Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio

    Ana Isabel Andrade, Filomena Martins
    p. 137-154
    2017-02-25
  • Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana

    Eliete Santiago, José Batista Neto
    p. 127-141
    2016-09-20
  • Sobre a educação cultural e ético-política dos professores

    Licínio C. Lima
    p. 143-156
    2016-09-20
  • Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno

    Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
    p. 205-222
    2016-09-20
  • Qualidade social e produção do conhecimento

    Solange Martins Oliveira Magalhães, Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de Souza
    p. 253-270
    2015-10-11
  • “Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas

    Liliana Soares Ferreira
    p. 175-192
    2016-03-30
  • A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico

    Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
    p. 229-246
    2015-03-13
  • Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso

    Gilberto Lacerda Santos
    p. 275-290
    2014-04-22
  • Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Gláucia Marcondes Vieira, Maria Laura Magalhães Gomes
    p. 257-273
    2014-12-08
  • Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares

    Irton Milanesi
    p. 209-227
    2012-11-26
  • Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental

    Giana Raquel Rosa Gouvêa
    p. 163-179
    2006-10-20
  • Literacia e consciência histórica

    Isabel Barca
    p. 93-112
  • Designing and testing modules on non-formal education for teacher education candidates: a brazilian experience / Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos jardins de infância e grupos escolares do Paraná, 1900-1929

    Christiane Gioppo, Gizele de Souza
    p. 291-293
  • A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle

    Monica Ribeiro da Silva
    p. 195-210
  • O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990

    Leda Scheibe
    p. 177-193
  • Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional

    Maria Izabel de Almeida
    p. 165-176
  • A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade

    José Carlos Libâneo
    p. 113-147
  • Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP − 1990 a 1998

    Selma Garrido Pimenta, Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita
    p. 87-109
  • Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão

    Paulo Ricardo Ross
    p. 203-224
  • Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia

    Valeska Maria Fortes de Oliveira, Vânia Fortes de Oliveira, Laura Elise de Oliveira Fabrício
    p. 151-174
  • A educação a distância na formação continuada do professor

    Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
    p. 67-81
  • Formación / capacitación del profesorado para trabajar en EAD

    Santiago Castillo Arredondo
    p. 13-27
  • Pessoa, utopia e formação de professores

    Blanca Beatriz Díaz Alva
    p. 73-84
  • Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura

    Isabel Maria Sabino de Farias, Márcia de Souza Hobold
    2025-11-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560
  • Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-

    Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Sandra Freitas de Souza
    p. 245-261
  • Direito de vida e morte em um currículo de Biologia

    Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
    2020-12-20
  • Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações

    Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Adriane de Castro Menezes Rangel
    p. 167-184
    2012-10-05
  • Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento

    Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
    p. 201-216
    2012-03-16
  • Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática

    Amarildo Luiz Trevisan
    p. 195-212
  • Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife

    Monica Folena Araújo, Tereza Luiza de França
    p. 237-252
    2013-08-08
  • Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula

    Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luís Tomkelski
    2021-01-16
  • Os institutos superiores de educação ontem e hoje

    Vera Lúcia Bazzo
    p. 267-283
  • A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática

    Glauco Gomes de Menezes
    p. 283-299
    2013-10-07
  • Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental

    Vilma Barra
    p. 224-225
  • Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa

    Marta Nornberg, Gilberto Ferreira da Silva
    p. 185-202
    2014-07-18
  • Desempenho de professores em áreas urbanas - Estudos Sociais e Ciências

    Consuelo Garcia
    p. 111-148
    DOI: https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35416
  • Co-enseñanza en la formación inicial docente una experiencia en cursos de práctica pedagógica

    Maria Mercedes Jiménez-Narváez, Yesenia Quiceno Serna
    2025-11-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.97950
  • O estágio com pesquisa e a prática de formadores de professores

    Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Cristiano Rodrigues de Mattos
    2025-11-02
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.97094
  • Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica / Performances of Pedagogy: anaesthetic-pedagogical narrative

    Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
    p. 87-103
    2018-02-05
  • Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia

    Everton Bedin, Carla Susana Lopes Morais
    e87730
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730
1 - 100 de 134 elementos 1 2 > >> 

Palabras clave

Idioma

  • English
  • Español (España)
  • Português (Brasil)

Enviar un artículo

Enviar un artículo
Educar em Revista
e-ISSN: 1984-0411 | Prefixo DOI: 10.1590 | Qualis: A1
Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação - Campus Rebouças
Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202
Fone: 3535-6207 | Bairro: Rebouças | Curitiba - Paraná - Brasil
Educar em Revista esta licenciada com Creative Commons BY Atribuição 4.0 Internacional.
Creative Commons License
Más información acerca del sistema de publicación, de la plataforma y del flujo de trabajo de OJS/PKP.