Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal

Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro

Resumo


Este trabalho apresenta estudo comparado sobre a organização da educação profissional de nível médio no Brasil e em Portugal. O objetivo foi o de compreender como se organizam e se estruturam os cursos profissionais no âmbito da educação formal, bem como descrever os requisitos de acesso à docência, especificamente nas componentes curriculares profissionalizantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo córpus constituiu-se de legislações, bem como de publicações oriundas de pesquisa em bases de dados com o tema formação de professores para educação profissional no Brasil e em Portugal. Como resultados, pode-se afirmar que a formação de professores para a Educação Profissional não está instituída na prática das instituições em nenhum dos dois países, tendo amparo legal em Portugal e um recuo na valorização do pedagógico no Brasil.


Palavras-chave


Ensino Técnico; Formação de Professores; Brasil; Portugal

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Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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