Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal

Autores

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Formação de Professores, Brasil, Portugal

Resumo

Este trabalho apresenta estudo comparado sobre a organização da educação profissional de nível médio no Brasil e em Portugal. O objetivo foi o de compreender como se organizam e se estruturam os cursos profissionais no âmbito da educação formal, bem como descrever os requisitos de acesso à docência, especificamente nas componentes curriculares profissionalizantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo córpus constituiu-se de legislações, bem como de publicações oriundas de pesquisa em bases de dados com o tema formação de professores para educação profissional no Brasil e em Portugal. Como resultados, pode-se afirmar que a formação de professores para a Educação Profissional não está instituída na prática das instituições em nenhum dos dois países, tendo amparo legal em Portugal e um recuo na valorização do pedagógico no Brasil.

Biografia do Autor

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Departamento de Ensino Superior. Programa de Pós-graduação em Educação.

Maria João Mogarro, Universidade de Lisboa

Instituto de Educação

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Barreiro, C. B., & Mogarro, M. J. (2021). Docência e ensino profissional no Brasil e em Portugal. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70181

Edição

Seção

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