Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Educar em Revista
Atual
Equipe Editorial
Edições
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
V. 41 CURITIBA 2025
V. 41 CURITIBA 2025
Publicado:
2025-02-18
Demanda Contínua
Mediações emergentes de uma rede sociomaterial:
articulação interdependente na produção de um game na licenciatura
Marcio Roberto de Lima, Silvania Sousa do Nascimento
e85514
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.85514
Infância, escola e território:
contribuições para a reflexão sobre o currículo como prática social
Luciana Maciel Bizzotto, Maria Cristina Soares de Gouvêa, Levindo Diniz Carvalho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88522
O brincar das crianças e os discursos sobre o digital:
risco e dispositivo da periculosidade
Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88739
Infâncias da terra amazônica rondoniense
narrativas e representações das crianças do meio rural
Andressa Lima da Silva, Josemir Almeida Barros
e89829
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.89829
A teoria luhmanniana e o sistema de ensino
Juliano Pereira de Mello, Artur José Renda Vitorino
e91764
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91764
Socialização Profissional do Professor Iniciante de Educação Física
sentidos e aprendizagens constituídos na relação com os estudantes
Amanda Raquel Rodrigues Pessoa
e91883
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91883
Narrar a vida e os modos de (re)existência como pessoa neuroatípica no contexto educacional
Charles Maycon de Almeida Mota
e91892
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91892
A carteira fixa e a mesa coletiva.
O debate sobre arquitetura, mobiliário e pedagogia no Uruguai em meados do século XX
Alfredo Peláez Iglesias
e92040
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92040
Capacitismo e anticapacitismo na Educação Básica:
Uma análise da (Re)produção de práticas a partir dos relatos de profissionais escolares
Simone De Mamann Ferreira, Marivete Gesser, Geisa Letícia Kempfer Böck
e92521
PDF
PDF-T (ENGLISH)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92521
As políticas de acesso à educação superior e o contexto dos alunos deslocados
Denise Macedo Ziliotto
e93036
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93036
Leitura e escrita no currículo e nas práticas da Educação Infantil: um estudo de caso de Belo Horizonte (MG)
Daniel Santos Braga, Ana Paula Pedersoli Pereira, Raquel Cristina Baeta Barbosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93047
Educação em prol da equidade
a adaptação de práticas avaliativas no contexto multicultural do ensino de matemática
Willian José Ferreira, Kátia Celina da Silva Richetto
e93725
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93725
Contratos temporários e remuneração dos profissionais do magistério na rede estadual da Paraíba: reflexões e consequências para a classe trabalhadora
Marcus Quintanilha da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94282
História da organização administrativa da educação em São Paulo: um panorama da produção acadêmica
Angélica Pall Oriani
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94446
Conhecimento Didático de Professores de Física em Estudos de Aula
Mauri Luís Tomkelski, Adriana Richit, Mónica Baptista
e94801
PDF-T (ENGLISH)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94801
Os interesses do capital presentes na educação pública paranaense
Graziela Ferreira de Souza, Michelle Fernandes Lima, Marisa Schnekenberg
PDF-T (ENGLISH)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94849
Efeitos deletérios do pacote BNCC-NEM no currículo de física de escolas públicas do Paraná
Luís Gomes Lima
e95207
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95207
Igualdade de gênero na e por meio da educação:
análise crítica da estratégia da UNESCO em meio à guinada neoliberal e neoconservadora
Juliana Lazzaretti Segat, Ana Gabriela da Silva Vieira, Marcio Caetano
e95501
PDF
PDF-(ESPAÑOL)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95501
Colonialismo, corpo negro e identidade:
uma análise fanoniana sobre a experiência de estudantes negros no contexto escolar
Thiago Batista Costa, Mônica Caldas Ehrenberg
e95647
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95647
Plano Nacional de Educação 2025-2035:
por uma política nacional de ensino médio
Edileuza Fernandes Silva, Francisco José Da Silva, Ricardo Gonçalves Pacheco
e95702
PDF
PDF-T (ENGLISH)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95702
Plágio e citação
percepções de pós-graduandos em educação
Carlos Lopes, Ruben Comas Forgas, Antoni Cerdà-Navarro
e90299
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.90299
Egressos de escolas federais e o acesso aos cursos mais seletivos da Universidade Federal de Minas Gerais antes e depois das políticas de ações afirmativas
Patrícia Cappuccio de Resende, Gustavo Bruno de Paula, Cláudio Marques Martins Nogueira
e91576
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91576
A prática no processo de formação inicial de professores
uma revisão integrativa
Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
e91579
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
Quando a professora brinca, aprende a ensinar as crianças a brincar?
Experiências em processos formativos
Ângela Adriane Schmidt Bersch, Camila Borges Ribeiro, Leila Cristiane Pinto Finoqueto
e91617
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91617
O produto educacional no mestrado profissional em educação
possibilidades de socialização do conhecimento
Joziane Jaske Buss, Andressa Caetano Mafezoni
e92159
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92159
A alfabetização de surdos na Política Nacional de Alfabetização (2019-2022)
Ednalva Gutierrez Rodrigues, Cláudia Maria Mendes Gontijo, Ericler Oliveira Gutierrez
e92552
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92552
DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas
Relações família-escola na contemporaneidade
novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação
Maria Alice Nogueira, Priscila de Oliveiera Coutinho
e98626
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98626
Por uma sociologia da relação escola-família
Pedro Silva
e98366
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98366
Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola
como pesquisar um espaço íntimo
Cibele Noronha Carvalho, Maria Amália de Almeida Cunha
e96126
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126
A pandemia e os vínculos entre famílias e escolas na Educação Infantil
uma proposta de análise para além do NSE
Rosa Seleta Xavier, Mariane Campelo Koslinski
e96146
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96146
As relações família-escola nas novas configurações familiares
o protagonismo das avós cuidadoras na escolarização dos netos
Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Núbia Regina Moreira
e95714
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95714
Escolas, famílias e instituições religiosas
tensões e resistências
Fernando Seffner, Carin Klein, Juliana Ribeiro de Vargas
e96115
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96115
“[...] Sermos bons alunos para sermos bons pais”
a escolarização da parentalidade
Viviane Coelho Caldeira Ramos, Mauricio Ernica
e96137
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96137
A relação família-escola e a Educação Especial
alguns apontamentos
Sirleine Brandão de Souza
e96110
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110
Participação das famílias na gestão educacional
o lugar dos pais-professores
Guilherme de Alcantara, Tânia de Freitas Resende
e96138
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138
Como nossos pais
atividades extraescolares e a transmissão da herança cultural
Fernando Vizotto Galvão
e95853
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95853
Trajetórias de sucesso escolar em meios populares
ruptura ou conformismo?
Debora Cristina Piotto
e95812
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95812
O Tigre na Jangada
exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada
Ricardo Boklis Golbspan, Luís Armando Gandin
e95784
PDF
PDF-T (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784
Capital Internacional e composição do corpo discente de uma escola particular internacional
Sara Lindberg
e98369
PDF-T
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98369
DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas
Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura
Isabel Maria Sabino de Farias, Márcia de Souza Hobold
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560
O exercício da docência nas escolas indígenas do Baixo Rio Negro/Manaus/AM:
a transposição das narrativas orais na revitalização dos saberes culturais na Educação Escolar Indígena
Lúcia Helena Soares de Oliveira, Dulce Maria Strieder
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96824
A universidade como lócus da construção da prática profissional do professor formador iniciante
Susana Soares Tozetto, Elizabete Wolkman
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97004
O estágio com pesquisa na proposta formativa da licenciatura em matemática do IFAC – Campus Cruzeiro do Sul:
relato de experiência
Marcondes de Lima Nicácio, José Júlio César do Nascimento Araújo
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96531
Práxis educativa e Cultura corporal na formação de professores(as) em Educação Física e Pedagogia:
práticas de ensino emancipatórias da Amazônia paraense
Adriane Raquel Santana de Lima, Maria da Conceição dos Santos Costa
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97134
Arte na Pedagogia:
uma abordagem multimodal
Celio Roberto Eyng
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97119
Registros narrativos no estágio curricular:
o caráter alteritário de referências e citações
Mateus Henrique do Amaral, Adriana Varani
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97116
O estágio com pesquisa e a prática de formadores de professores
Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Cristiano Rodrigues de Mattos
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97094
A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar:
compreensões à luz da ATD
Cátia Keske, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150
Docência em formação:
percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará
Elcimar Simão Martins, Isabela David de Lima Damasceno, Elisângela André da Silva Costa
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671
Co-enseñanza en la formación inicial docente
una experiencia en cursos de práctica pedagógica
Maria Mercedes Jiménez-Narváez, Yesenia Quiceno Serna
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97950
Prácticas docentes de excelencia y barreras en la formación de educadores
Un estudio en la Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez
Oruam Cadex Marichal Guevara, Olga María Moscoso Portillo, Bárbara Espinosa Fernández
PDF-T (English)
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97200
Documentos
GE Corpo e Educação
a proposição de um grupo de estudos na ANPEd
Jean Carlos Gonçalves, Adrianne Ogêda Guedes, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
e99092
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.99092
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed