V. 41 CURITIBA 2025

					Visualizar V. 41 CURITIBA 2025
Publicado: 2025-02-18

Demanda Contínua

  • Mediações emergentes de uma rede sociomaterial: articulação interdependente na produção de um game na licenciatura

    Marcio Roberto de Lima, Silvania Sousa do Nascimento
    e85514
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.85514
  • Infância, escola e território: contribuições para a reflexão sobre o currículo como prática social

    Luciana Maciel Bizzotto, Maria Cristina Soares de Gouvêa, Levindo Diniz Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.88522
  • O brincar das crianças e os discursos sobre o digital: risco e dispositivo da periculosidade

    Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.88739
  • Infâncias da terra amazônica rondoniense narrativas e representações das crianças do meio rural

    Andressa Lima da Silva, Josemir Almeida Barros
    e89829
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.89829
  • A teoria luhmanniana e o sistema de ensino

    Juliano Pereira de Mello, Artur José Renda Vitorino
    e91764
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91764
  • Socialização Profissional do Professor Iniciante de Educação Física sentidos e aprendizagens constituídos na relação com os estudantes

    Amanda Raquel Rodrigues Pessoa
    e91883
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91883
  • Narrar a vida e os modos de (re)existência como pessoa neuroatípica no contexto educacional

    Charles Maycon de Almeida Mota
    e91892
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91892
  • A carteira fixa e a mesa coletiva. O debate sobre arquitetura, mobiliário e pedagogia no Uruguai em meados do século XX

    Alfredo Peláez Iglesias
    e92040
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.92040
  • Capacitismo e anticapacitismo na Educação Básica: Uma análise da (Re)produção de práticas a partir dos relatos de profissionais escolares

    Simone De Mamann Ferreira, Marivete Gesser, Geisa Letícia Kempfer Böck
    e92521
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.92521
  • As políticas de acesso à educação superior e o contexto dos alunos deslocados

    Denise Macedo Ziliotto
    e93036
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.93036
  • Leitura e escrita no currículo e nas práticas da Educação Infantil: um estudo de caso de Belo Horizonte (MG)

    Daniel Santos Braga, Ana Paula Pedersoli Pereira, Raquel Cristina Baeta Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.93047
  • Educação em prol da equidade a adaptação de práticas avaliativas no contexto multicultural do ensino de matemática

    Willian José Ferreira, Kátia Celina da Silva Richetto
    e93725
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.93725
  • Contratos temporários e remuneração dos profissionais do magistério na rede estadual da Paraíba: reflexões e consequências para a classe trabalhadora

    Marcus Quintanilha da Silva
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94282
  • História da organização administrativa da educação em São Paulo: um panorama da produção acadêmica

    Angélica Pall Oriani
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94446
  • Conhecimento Didático de Professores de Física em Estudos de Aula

    Mauri Luís Tomkelski, Adriana Richit, Mónica Baptista
    e94801
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94801
  • Os interesses do capital presentes na educação pública paranaense

    Graziela Ferreira de Souza, Michelle Fernandes Lima, Marisa Schnekenberg
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94849
  • Efeitos deletérios do pacote BNCC-NEM no currículo de física de escolas públicas do Paraná

    Luís Gomes Lima
    e95207
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95207
  • Igualdade de gênero na e por meio da educação: análise crítica da estratégia da UNESCO em meio à guinada neoliberal e neoconservadora

    Juliana Lazzaretti Segat, Ana Gabriela da Silva Vieira, Marcio Caetano
    e95501
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95501
  • Colonialismo, corpo negro e identidade: uma análise fanoniana sobre a experiência de estudantes negros no contexto escolar

    Thiago Batista Costa, Mônica Caldas Ehrenberg
    e95647
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95647
  • Plano Nacional de Educação 2025-2035: por uma política nacional de ensino médio

    Edileuza Fernandes Silva, Francisco José Da Silva, Ricardo Gonçalves Pacheco
    e95702
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95702
  • Plágio e citação percepções de pós-graduandos em educação

    Carlos Lopes, Ruben Comas Forgas, Antoni Cerdà-Navarro
    e90299
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.90299
  • Egressos de escolas federais e o acesso aos cursos mais seletivos da Universidade Federal de Minas Gerais antes e depois das políticas de ações afirmativas

    Patrícia Cappuccio de Resende, Gustavo Bruno de Paula, Cláudio Marques Martins Nogueira
    e91576
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91576
  • A prática no processo de formação inicial de professores uma revisão integrativa

    Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
    e91579
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
  • Quando a professora brinca, aprende a ensinar as crianças a brincar? Experiências em processos formativos

    Ângela Adriane Schmidt Bersch, Camila Borges Ribeiro, Leila Cristiane Pinto Finoqueto
    e91617
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91617
  • O produto educacional no mestrado profissional em educação possibilidades de socialização do conhecimento

    Joziane Jaske Buss, Andressa Caetano Mafezoni
    e92159
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.92159
  • A alfabetização de surdos na Política Nacional de Alfabetização (2019-2022)

    Ednalva Gutierrez Rodrigues, Cláudia Maria Mendes Gontijo, Ericler Oliveira Gutierrez
    e92552
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.92552

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas

  • Relações família-escola na contemporaneidade novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação

    Maria Alice Nogueira, Priscila de Oliveiera Coutinho
    e98626
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.98626
  • Por uma sociologia da relação escola-família

    Pedro Silva
    e98366
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.98366
  • Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola como pesquisar um espaço íntimo

    Cibele Noronha Carvalho, Maria Amália de Almeida Cunha
    e96126
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126
  • A pandemia e os vínculos entre famílias e escolas na Educação Infantil uma proposta de análise para além do NSE

    Rosa Seleta Xavier, Mariane Campelo Koslinski
    e96146
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96146
  • As relações família-escola nas novas configurações familiares o protagonismo das avós cuidadoras na escolarização dos netos

    Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Núbia Regina Moreira
    e95714
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95714
  • Escolas, famílias e instituições religiosas tensões e resistências

    Fernando Seffner, Carin Klein, Juliana Ribeiro de Vargas
    e96115
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96115
  • “[...] Sermos bons alunos para sermos bons pais” a escolarização da parentalidade

    Viviane Coelho Caldeira Ramos, Mauricio Ernica
    e96137
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96137
  • A relação família-escola e a Educação Especial alguns apontamentos

    Sirleine Brandão de Souza
    e96110
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110
  • Participação das famílias na gestão educacional o lugar dos pais-professores

    Guilherme de Alcantara, Tânia de Freitas Resende
    e96138
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138
  • Como nossos pais atividades extraescolares e a transmissão da herança cultural

    Fernando Vizotto Galvão
    e95853
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95853
  • Trajetórias de sucesso escolar em meios populares ruptura ou conformismo?

    Debora Cristina Piotto
    e95812
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95812
  • O Tigre na Jangada exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada

    Ricardo Boklis Golbspan, Luís Armando Gandin
    e95784
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784
  • Capital Internacional e composição do corpo discente de uma escola particular internacional

    Sara Lindberg
    e98369
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.98369

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas

Documentos

  • GE Corpo e Educação a proposição de um grupo de estudos na ANPEd

    Jean Carlos Gonçalves, Adrianne Ogêda Guedes, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
    e99092
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.99092