Uma interpretação da história da educação brasileira
o Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros (1949)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.99275Palavras-chave:
Estudos brasileiros, História e historiografia da educação, Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros, Raul Briquet, Lourenço FilhoResumo
Este artigo examina a concepção de história da educação presente no Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros (1949), obra organizada por Rubens Borba de Moraes e William Berrien, com o objetivo de fornecer um guia introdutório ao conhecimento e à cultura nacionais. A análise se concentra no verbete “Educação”, escrito por Raul Briquet e Lourenço Filho, cujas interpretações sobre a trajetória educacional brasileira refletem debates intelectuais e institucionais do período. Briquet enfatiza o papel dos jesuítas na educação colonial e critica a negligência da metrópole, enquanto Lourenço Filho, alinhado às reformas educacionais do Estado Novo, destaca a importância da organização burocrático-administrativa do ensino na modernização do país. Ao situar o Manual no contexto da renovação das ciências humanas no Brasil e na consolidação de um veio interpretativo sobre a história da educação, este estudo visa contribuir para a compreensão da produção do conhecimento em educação, dos movimentos realizados pela historiografia educacional e das dinâmicas editoriais e institucionais da década de 1940 do século XX.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

