Seja bem vindo(a) a Educar em Revista, periódico Qualis CAPES A1, em circulação desde 1977 e mantido pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. A revista, publicação de fluxo contínuo, acolhe manuscritos - exclusivamente na área de educação - de pesquisadores brasileiros e internacionais e publica nas seguintes línguas: português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.
NOTÍCIAS:
TEMOS DOIS DOSSIÊS ABERTOS, AGUARDANDO SUBMISSÃO DE ARTIGOS:
Dossiê "Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-americanos"
O dossiê será organizado por Fabiano Antonio dos Santos (PPGE-CPAN/UFMS) e Giselle Cristina Martins Real (PPGE-UFGD). Visa a necessária atualização dos debates frente aos discursos dos organismos internacionais para a América Latina sobre avaliação e sua relação com a qualidade e a aprendizagem na educação básica. Considera-se que a crescente vinculação da qualidade da educação à mensuração da aprendizagem vem induzir, a criação de programas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no Brasil, ou as Provas Saber, na Colômbia. Na mesma senda, organismos mundiais como a Unesco e a OCDE criam, respectivamente, o Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación, dedicado à avaliação sistêmica para a América Latina e, o Programme for International Student Assessment (PISA). É com esforço que os países da região participam das avaliações, de forma voluntária, com a finalidade de possuir termos comparativos com a educação dos países centrais.
Entre 15 de setembro e 15 de dezembro, encontra-se aberta a submissão de artigos junto a este DOSSIÊ, que tem como objetivo principal lançar luzes sobre produções oriundas de pesquisas que tratem de: avaliação sistêmica na América Latina com visão crítica; atualização dos debates propostos pelos Organismos Internacionais para essa região; experiências críticas e inovadoras de avaliação; análises sobre as repercussões das avaliações sobre o contexto escolar; estudos documentais que tragam avanços para o campo. O papel do Estado como avaliador tem se ampliado, tendo na avaliação um dos pilares estruturantes das novas formas de regulação da educação no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. As últimas três décadas têm presenciado a adoção de mecanismos de um quase-mercado na educação, a partir dos quais se concretiza a remodelação do papel do Estado na condução das políticas públicas e da atuação das escolas frente aos processos de ensino-aprendizagem, voltados para a preparação das avaliações sistêmicas. Pretende-se que tais questões sejam tematizadas em artigos de pesquisa que poderão compor o presente Dossiê
ATENÇÃO: Os artigos aprovados para compor o Dossiê deverão ter uma versão em língua estrangeira. Do mesmo modo, artigos em língua estrangeira aprovados deverão ser traduzidos para o português, com exceção dos originais em espanhol. Os custos com tradução, assim como com a revisão linguística de ambas as versões, são de responsabilidade dos autores.
_____________________________________________________________
Dossiê "Alfabetização e Currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras e possibilitam outros modos de vida"
No conjunto de políticas construídas nos últimos anos, alfabetização e currículo são apontados como campos estratégicos para as mudanças que se pretende instaurar na educação brasileira. Sendo assim, este dossiê tem como objetivo central congregar e divulgar pesquisas cujos objetos estejam vinculados, preferencialmente de forma articulada, aos campos do currículo e da alfabetização, mostrando tanto as tentativas de centralização e fechamento de sentidos, como as possibilidades de escapes e criação envolvendo currículo e alfabetização.
Entre 15 de julho e 15 de outubro, encontra-se aberta a submissão de artigos junto ao DOSSIÊ, que tem como objetivo congregar e divulgar pesquisas cujos objetos estejam vinculados, preferencialmente de forma articulada, aos campos do currículo e da alfabetização. Dialogando com diversos referenciais teóricos, o dossiê aceita estudos que analisem: políticas curriculares de alfabetização de diferentes países, estados e municípios, em perspectivas comparadas ou não; práticas curriculares de alfabetização que mostrem possibilidades, desafios e experimentações com a linguagem; políticas e práticas de formação de professores/as alfabetizadores/as; materiais didáticos voltados para a alfabetização, entendidos como artefatos que se constituem em currículos; avaliações que pretendem mapear ou medir índices de alfabetização, com efeitos sobre o currículo dessa etapa da escolarização; estudos teóricos que mostrem a articulação entre os dois campos; revisões bibliográficas e estados da arte de temáticas que se encontrem na intersecção entre alfabetização e currículo, além de outras temáticas relativas ao tema em tela. Assim, entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras e possibilitam outros modos de vida, este dossiê pretende dar visibilidade aos diversos modos como alfabetização, currículo e formação podem ser pensados, problematizados e construídos na pesquisa educacional contemporânea.
ATENÇÃO: Os artigos aprovados para compor o Dossiê deverão ter uma versão em língua estrangeira. Do mesmo modo, artigos em língua estrangeira aprovados deverão ser traduzidos para o português, com exceção dos originais em espanhol. Os custos com tradução, assim como com a revisão linguística de ambas as versões, são de responsabilidade dos autores.
____________________________________________________________________
OBS: Para submissão, ver as diretrizes para autores:
https://revistas.ufpr.br/educar/about/submissions#authorGuidelines