Educar em Revista

Seja bem vindo(a) a Educar em Revista, periódico Qualis CAPES A1, em circulação desde 1977 e mantido pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. A revista, publicação de fluxo contínuo, acolhe manuscritos de pesquisadores brasileiros e internacionais e publica nas seguintes línguas: português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.


NOTÍCIAS: 

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CHAMADAS ABERTAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS EM DOSSIÊS TEMÁTICOS


DOSSIÊ: Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil

ORGANIZADORAS:

Patricia Corsino – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Donatella Savio – Universidade de Pavia/Itália

EMENTA:

Este dossiê se propõe a reunir artigos que possam ampliar o debate sobre avaliação da e na Educação Infantil em perspectivas diversas e capazes de pensar a primeira etapa educacional e suas especificidades. A intenção é discutir a avaliação tanto no que se refere aquela feita internamente nas creches e pré-escolas pelos docentes com o objetivo de acompanhar o trabalho coletivo e o processo educativo das crianças, quanto aquela relacionada à oferta educacional, aos aspectos socioculturais e ambientais da Educação Infantil.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro de 2020

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DOSSIÊ: Educação Ambiental e a Escola Básica – contextos e práticas

ORGANIZADORAS:

Elaine Angelina Colagrande - Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Luciana Aparecida Farias - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

EMENTA:

O presente dossiê pretende trazer contribuições de pesquisas educacionais para reflexão e debate a respeito das ações que envolvem a educação ambiental no contexto escolar e como diferentes fatores exercem influência sobre tais ações. Para tanto, o dossiê contemplará artigos que abordem a educação ambiental nos seguintes eixos: políticas públicas e a escola básica, currículo escolar, formação inicial e continuada de professores e práticas de educação ambiental no contexto escolar.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro de 2020

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DOSSIÊ: Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais

ORGANIZADORAS:

Naira da Costa Muylaert Lima - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  - PUC-RJ

Ana Cristina Prado de Oliveira - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

PERÍODO DE RECEBIMENTO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro/2020

EMENTA: A presente proposta de dossiê pretende abordar o tema da implementação de políticas públicas educacionais. Esta proposta pretende divulgar estudos sobre implementação de políticas e seus resultados, como recurso para compreender a (re)produção de desigualdades educacionais. Trata-se de tema atual e significativo para a compreensão dos fenômenos educativos, a partir de um enfoque inovador, ainda pouco discutido no campo.

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OBS: Para submissão, ver as diretrizes para autores:

https://revistas.ufpr.br/educar/about/submissions#authorGuidelines

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CHAMADAS ENCERRADAS

DOSSIÊ: A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo  

ORGANIZADORES:

Maria Amália Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Hervé Breton - Universidade de Tours/França

EMENTA:

Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializa-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outras. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 29/maio a 03/agosto de 2020

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DOSSIÊ: Educação, democracia e diferença

ORGANIZADORES:

Thiago Ranniery - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Iris Verena Oliveira - Universidade do Estado da Bahia - UNEB

EMENTA:

Como os estudos feministas, de gênero e sexualidade, queers, das relações étnico-raciais, das deficiências e suas múltiplas intersecções insuflam uma revisão e uma recriação da relação entre democracia e educação? Este dossiê busca reunir investigações que se interessam por viver e educar em uma democracia desde a diferença. Deseja-se explorar tanto de que modo a diferença desloca ideais de igualdade e justiça quanto como exige um esforço para reimaginar o horizonte democrático.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 29/maio a 03/agosto de 2020

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DOSSIÊ: Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo

ORGANIZADORAS:

Evelise Amgarten Quitzau - Universidad de la República/Uruguay

Andrea Moreno – Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

EMENTA:

Pesquisas históricas que abordem os processos de educação no e do corpo, com ênfase naqueles que se dão a partir de práticas corporais e esportivas. Processos históricos pedagógicos de educação do corpo. Saúde e educação do corpo na história. Práticas corporais sistematizadas de educação do corpo na história. Formação de professores para uma educação do corpo na história. Práticas escolares e não escolares de educação do corpo na história.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 04/agosto a 04/outubro de 2020

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DOSSIÊ: Bases Nacionais e o Ensino de História: embates, desafios e possibilidades na/entre a educação básica e a formação de professores.

ORGANIZADORAS:

Nádia Gaiofatto Gonçalves - Universidade Federal do Paraná – UFPR

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

EMENTA:

Pretende-se abordar o ensino de História em sua relação com as Bases Nacionais: Comum Curricular (Educação Infantil a Ensino Médio) e para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, discutindo-o em perspectiva histórica, quanto à trajetória da disciplina até as Bases; contemplando desafios e experiências que envolvem as Bases e seu impacto na prática; e refletindo sobre possíveis demandas e desdobramentos na formação inicial de professores.

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 04/agosto a 04/outubro de 2020

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