O estágio com pesquisa e a prática de formadores de professores
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97094Palavras-chave:
formação de professores, estágio, pesquisa sobre a prática, ensino de física, teoria da atividadeResumo
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de organização de estágio com pesquisa desenvolvida no âmbito de duas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Física. Buscando compreender melhor essa proposta, analisamos a prática dos formadores no desenvolvimento das aulas dessas disciplinas. Tomamos como base a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, para caracterizar a atividade de formação no contexto dessas disciplinas. Os dados de pesquisa emergiram de uma pesquisa de doutorado que investigou o desenvolvimento de uma edição dessas disciplinas. Em particular, foram analisados dados das gravações das aulas e registros em caderno de campo. Como resultado, identificamos que as ações exigiram participação ativa dos licenciandos por meio: do trabalho coletivo; da problematização coletiva de questões relacionadas à educação, ao ensino de Física e ao trabalho docente; das avaliações coletivas e o compartilhamento das decisões sobre regras, temas e ações das disciplinas e dos estágios. A partir dessas ações, caracterizamos a atividade de formação no contexto dessas disciplinas, cujo resultado almejado foi o de promover a formação inicial docente em uma perspectiva reflexivo-crítica. Destaca-se que a prática dos formadores analisada busca abordar a diversidade dos problemas de ensino, entrelaçando dimensões temática e metodológica, visando incorporar as vivências e saberes dos licenciandos e promover o estudo de temas alinhados às suas necessidades formativas, resultantes das discussões em aula e das experiências nos estágios.
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