Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Educar em Revista
Current
Editorial Team
Edições
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
V. 41 CURITIBA 2025
V. 41 CURITIBA 2025
Published:
2025-02-18
Demanda Contínua
Mediações emergentes de uma rede sociomaterial:
articulação interdependente na produção de um game na licenciatura
Marcio Roberto de Lima, Silvania Sousa do Nascimento
e85514
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.85514
Infância, escola e território:
contribuições para a reflexão sobre o currículo como prática social
Luciana Maciel Bizzotto, Maria Cristina Soares de Gouvêa, Levindo Diniz Carvalho
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88522
O brincar das crianças e os discursos sobre o digital:
risco e dispositivo da periculosidade
Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88739
Infâncias da terra amazônica rondoniense
narrativas e representações das crianças do meio rural
Andressa Lima da Silva, Josemir Almeida Barros
e89829
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.89829
A teoria luhmanniana e o sistema de ensino
Juliano Pereira de Mello, Artur José Renda Vitorino
e91764
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91764
Socialização Profissional do Professor Iniciante de Educação Física
sentidos e aprendizagens constituídos na relação com os estudantes
Amanda Raquel Rodrigues Pessoa
e91883
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91883
Narrar a vida e os modos de (re)existência como pessoa neuroatípica no contexto educacional
Charles Maycon de Almeida Mota
e91892
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91892
El banco fijo y la mesa colectiva. El debate sobre arquitectura, mobiliario y pedagogía en Uruguay a mediados del siglo XX
El debate sobre arquitectura, mobiliario y pedagogía en Uruguay a mediados del siglo XX
Alfredo Peláez Iglesias
e92040
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92040
Capacitismo e anticapacitismo na Educação Básica:
Uma análise da (Re)produção de práticas a partir dos relatos de profissionais escolares
Simone De Mamann Ferreira, Marivete Gesser, Geisa Letícia Kempfer Böck
e92521
PDF (Português (Brasil))
PDF-T (ENGLISH) (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92521
As políticas de acesso à educação superior e o contexto dos alunos deslocados
Denise Macedo Ziliotto
e93036
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93036
Leitura e escrita no currículo e nas práticas da Educação Infantil: um estudo de caso de Belo Horizonte (MG)
Daniel Santos Braga, Ana Paula Pedersoli Pereira, Raquel Cristina Baeta Barbosa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93047
Educação em prol da equidade
a adaptação de práticas avaliativas no contexto multicultural do ensino de matemática
Willian José Ferreira, Kátia Celina da Silva Richetto
e93725
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93725
Contratos temporários e remuneração dos profissionais do magistério na rede estadual da Paraíba: reflexões e consequências para a classe trabalhadora
Marcus Quintanilha da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94282
História da organização administrativa da educação em São Paulo: um panorama da produção acadêmica
Angélica Pall Oriani
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94446
Conhecimento Didático de Professores de Física em Estudos de Aula
Mauri Luís Tomkelski, Adriana Richit, Mónica Baptista
e94801
PDF-T (ENGLISH) (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94801
Os interesses do capital presentes na educação pública paranaense
Graziela Ferreira de Souza, Michelle Fernandes Lima, Marisa Schnekenberg
PDF-T (ENGLISH) (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94849
Efeitos deletérios do pacote BNCC-NEM no currículo de física de escolas públicas do Paraná
Luís Gomes Lima
e95207
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95207
Igualdade de gênero na e por meio da educação:
análise crítica da estratégia da UNESCO em meio à guinada neoliberal e neoconservadora
Juliana Lazzaretti Segat, Ana Gabriela da Silva Vieira, Marcio Caetano
e95501
PDF (Português (Brasil))
PDF-(ESPAÑOL) (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95501
Colonialismo, corpo negro e identidade:
uma análise fanoniana sobre a experiência de estudantes negros no contexto escolar
Thiago Batista Costa, Mônica Caldas Ehrenberg
e95647
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95647
Plano Nacional de Educação 2025-2035:
por uma política nacional de ensino médio
Edileuza Fernandes Silva, Francisco José Da Silva, Ricardo Gonçalves Pacheco
e95702
PDF (Português (Brasil))
PDF-T (ENGLISH) (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95702
Plágio e citação
percepções de pós-graduandos em educação
Carlos Lopes, Ruben Comas Forgas, Antoni Cerdà-Navarro
e90299
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.90299
Egressos de escolas federais e o acesso aos cursos mais seletivos da Universidade Federal de Minas Gerais antes e depois das políticas de ações afirmativas
Patrícia Cappuccio de Resende, Gustavo Bruno de Paula, Cláudio Marques Martins Nogueira
e91576
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91576
A prática no processo de formação inicial de professores
uma revisão integrativa
Marly Macedo, Joana Paulin Romanowski
e91579
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579
Quando a professora brinca, aprende a ensinar as crianças a brincar?
Experiências em processos formativos
Ângela Adriane Schmidt Bersch, Camila Borges Ribeiro, Leila Cristiane Pinto Finoqueto
e91617
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91617
O produto educacional no mestrado profissional em educação
possibilidades de socialização do conhecimento
Joziane Jaske Buss, Andressa Caetano Mafezoni
e92159
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92159
A alfabetização de surdos na Política Nacional de Alfabetização (2019-2022)
Ednalva Gutierrez Rodrigues, Cláudia Maria Mendes Gontijo, Ericler Oliveira Gutierrez
e92552
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.92552
DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas
Relações família-escola na contemporaneidade
novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação
Maria Alice Nogueira, Priscila de Oliveira Coutinho
e98626
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98626
Por uma sociologia da relação escola-família
Pedro Silva
e98366
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98366
Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola
como pesquisar um espaço íntimo
Cibele Noronha Carvalho, Maria Amália de Almeida Cunha
e96126
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126
A pandemia e os vínculos entre famílias e escolas na Educação Infantil
uma proposta de análise para além do NSE
Rosa Seleta Xavier, Mariane Campelo Koslinski
e96146
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96146
As relações família-escola nas novas configurações familiares
o protagonismo das avós cuidadoras na escolarização dos netos
Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Núbia Regina Moreira
e95714
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95714
Escolas, famílias e instituições religiosas
tensões e resistências
Fernando Seffner, Carin Klein, Juliana Ribeiro de Vargas
e96115
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96115
“[...] Sermos bons alunos para sermos bons pais”
a escolarização da parentalidade
Viviane Coelho Caldeira Ramos, Mauricio Ernica
e96137
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96137
A relação família-escola e a Educação Especial
alguns apontamentos
Sirleine Brandão de Souza
e96110
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110
Participação das famílias na gestão educacional
o lugar dos pais-professores
Guilherme de Alcantara, Tânia de Freitas Resende
e96138
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138
Como nossos pais
atividades extraescolares e a transmissão da herança cultural
Fernando Vizotto Galvão
e95853
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95853
Trajetórias de sucesso escolar em meios populares
ruptura ou conformismo?
Debora Cristina Piotto
e95812
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95812
O Tigre na Jangada
exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada
Ricardo Boklis Golbspan, Luís Armando Gandin
e95784
PDF (Português (Brasil))
PDF-T
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784
International Capital and Student Body Composition at an International Private School
Sara Lindberg
e98369
PDF-T (Português (Brasil))
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98369
DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas
Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura
Isabel Maria Sabino de Farias, Márcia de Souza Hobold
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560
O exercício da docência nas escolas indígenas do Baixo Rio Negro/Manaus/AM:
a transposição das narrativas orais na revitalização dos saberes culturais na Educação Escolar Indígena
Lúcia Helena Soares de Oliveira, Dulce Maria Strieder
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96824
A universidade como lócus da construção da prática profissional do professor formador iniciante
Susana Soares Tozetto, Elizabete Wolkman
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97004
O estágio com pesquisa na proposta formativa da licenciatura em matemática do IFAC – Campus Cruzeiro do Sul:
relato de experiência
Marcondes de Lima Nicácio, José Júlio César do Nascimento Araújo
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96531
Práxis educativa e Cultura corporal na formação de professores(as) em Educação Física e Pedagogia:
práticas de ensino emancipatórias da Amazônia paraense
Adriane Raquel Santana de Lima, Maria da Conceição dos Santos Costa
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97134
Arte na Pedagogia:
uma abordagem multimodal
Celio Roberto Eyng
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97119
Registros narrativos no estágio curricular:
o caráter alteritário de referências e citações
Mateus Henrique do Amaral, Adriana Varani
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97116
O estágio com pesquisa e a prática de formadores de professores
Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Cristiano Rodrigues de Mattos
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97094
A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar:
compreensões à luz da ATD
Cátia Keske, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150
Docência em formação:
percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará
Elcimar Simão Martins, Isabela David de Lima Damasceno, Elisângela André da Silva Costa
PDF
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671
Co-enseñanza en la formación inicial docente
una experiencia en cursos de práctica pedagógica
Maria Mercedes Jiménez-Narváez, Yesenia Quiceno Serna
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97950
"Prácticas docentes de excelencia y barreras en la formación de educadores: Un estudio en la Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez"
Un estudio en la Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez
Oruam Cadex Marichal Guevara, Olga María Moscoso Portillo, Bárbara Espinosa Fernández
PDF-T
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97200
Documentos
GE Corpo e Educação
a proposição de um grupo de estudos na ANPEd
Jean Carlos Gonçalves, Adrianne Ogêda Guedes, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
e99092
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.99092
Keywords
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Free cookie consent management tool by
TermsFeed