GE Corpo e Educação
a proposição de um grupo de estudos na ANPEd
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.99092Palavras-chave:
Corpo, Educação, Pesquisa, ANPEdResumo
O presente texto-documento apresenta reflexões a respeito da proposição do GE Corpo e Educação no âmbito da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, aprovado em assembleia na 41ª Reunião Nacional realizada em Manaus – AM, em outubro 2023. Para tanto, apresenta um breve panorama de estudos na área, a partir das aproximações com o escopo de investigações que vem sendo estudadas pela equipe proponente e pela comissão executiva do GE, bem como o objetivo e justificativa para a criação de um grupo de tal natureza na associação. O GE Corpo e Educação está em pleno movimento de construção. Trata-se de um trabalho genuinamente coletivo, que se quer, antes de tudo, como espaço de audiência, de escuta e de sensibilidade o que justifica seu registro na forma de texto-documento que possa se configurar ao mesmo tempo enquanto memória de uma importante conquista coletiva para pesquisadores (as) de corpo e educação no âmbito da ANPEd e também a título de informação e prestação de contas à comunidade científica, de modo transparente e aberto ao diálogo
Referências
BRAIT, Beth; GONÇALVES, Jean Carlos. (Orgs) Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.
BOCCHETTI, André. Onde começa o corpo, onde termina o outro: políticas do toque e modos de educar. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 9, n. 3, p. 121–145, 2023. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-07
BOCCHETTI, André. De toques sutis a voadoras: por uma ética educacional a partir dos corpos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v.5, n.3, p. 475-490, 2019. https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745
BOCCHETTI, André. O furor como método: sentidos educacionais de uma prática somática. Revista Cocar, ed. esp. 4, p. 28-56, 2017. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1544
CARVALHO, Carla; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. (Org.) Arte e estética na Educação: olhares sensíveis sobre corpo, formação docente e educação estética. Curitiba: CRV, 2021. v. 2.
CARVALHO, Carla.; GOTTARDI, Pedro; SOUZA, Helen Rose Leite Rodrigues de. Corpos[pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação. Práxis educativa, v. 15, p. 1-15, 2020. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15527.083
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
FRAGA, Melina Costa Lima; SOUZA, Ana Paula Abrahamian. Uma análise da produção discursiva generificada no Escola Sem Partido. Cadernos de pesquisa, v. 50, p. 375-395, 2020. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7040
GONÇALVES, Jean Carlos (Org). Corpo(s): linguagem, corpo, educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
GONÇALVES, Jean Carlos; GARANHANI, Marynelma Camargo; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Linguagem, Corpo e Estética na Educação. São Paulo: Hucitec, 2020.
GONÇALVES, Jean Carlos; AZEVEDO, Sonia; FERRACINI, Renato. Corpo e(n)cena: ensaios urgentes. São Paulo: Hucitec, 2020.
GONÇALVES, Jean Carlos; GARANHANI, Marynelma Camargo. Linguagem, corpo e estética na educação: o processo de criação da linha LiCorEs no PPGE da UFPR. Revista Exitus, v. 12, n. 1, p. e022063, 2022. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2042
GUEDES, Adrianne Ogêda; ROSA, Carolina Cony Dariano da; BEMVENUTO, Virna da Silva; BEMVENUTO, Vitória da Silva. Quando escrever é mover: por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 44, p. 1–20, 2022. https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0103
GUEDES, Adrianne Ogêda. Sem tempo de ser corpo: uma experiência da formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 23, p. 97-105, 2018. https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4460
GUEDES, Adrianne Ogêda; LAGE, Lívia. Onde está o corpo na Educação Infantil? ou, Onde não está o corpo na Educação Infantil? Revista Aleph, v. 1, p. 241-294, 2017. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39199
GUEDES, Adrianne Ogêda; DUARTE, Greice; FERREIRA, Michelle Dantas; VIEIRA, Nuelna. Um curso em formação: Corpo, Arte e Natureza - UNIRIO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 1, n. 3, p. 420–436, 2016. https://doi.org/10.12957/riae.2015.23789
GUEDES, Adrianne Ogêda; OSTETTO, L. E. ; SILVA, M. L. G. . Corpo, arte e natureza: caminhos da formação marcados em registros de um curso de extensão. In: ENDIPE Didática, e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. 18, Cuiabá, 2016. Anais... Cuiabá, Mato Grosso, 2016. v. 1, p. 8926-8962.
GROSZ, Elizabeth. Corpos reconfigurados. Cadernos Pagu, n. 14, p. 45–86, 2015. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8635340
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. (Des)Educação do corpo pelas artes na formação de pedagogas(os). Urdimento-Revista De Estudos Em Artes Cênicas, v. 1, p. 1-26, 2022. http:/dx.doi.org/10.5965/1414573101432022e0107
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Temas Emergentes em Estudos do e no Corpo no Curso de Pedagogia. Contrapontos (online), v. 20, p. 289-311, 2020. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p289-311
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. O brincar na formação inicial de pedagogos. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida; SANTOS, Maria Walburga dos (orgs.). Jogos e brincadeiras: tempos, espaços e diversidade: pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2016, p. 125-150.
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Formação corporal de pedagogos e Pedagogia do Teatro...meu caminho sou eu quem faço. In: Todaro, Monica de Ávila; Fabrin, Filomena; Nóbrega, Maria Luiza Sardinha de. (Orgs.). Corpo e educação: desafios e possibilidades. São Paulo: Paco, 2014. v. 1, p. 44-63.
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Formação lúdico-corporal de professores da primeira infância: um caminho para a compreensão dos bebês. In: MARIN, Isabel Kahn; ARAGÃO, Regina Orth de. (Org.). Do que fala o corpo do bebê. São Paulo: Escuta, 2013, v. 1, p. 99-112.
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103922/pt-br.php
OLIVEIRA, Alcidésio da Silva Junior; SOUZA, Ana Paula Abrahamian; VIDAL, Fabiana Souto Lima. Um corpo que sufoca: cultura, biopoder e estereotipagem no curta "O dia em que Dorival encarou a guarda. Temas em educação, v29, p. 285-305, 2020. https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51327 .
MANNING, Erin. Políticas do Toque. São Paulo: GLAC, 2023.
MIRANDA, Eduardo Moreira. Corpo-território e educação decolonial: proposições afro-brasileiras na invenção da docência. Salvador: EDUFBA, 2020.
NANCY, Jean Luc. Corpo, fora. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.
RODRIGUES, Cibele. Maria; FRAGA, Milena Costa de Lima.; SOUZA, Ana Paula Abrahamian.. Neoconservadurismo, desigualdades de género e incidencias em las políticas curriculares de Brasil. In: GLUZ, Nora; RODRIGUES, Cibele; ELÍAS, Rodolfo. (Org.). La retracción del derecho a la educación em el marco de las restauraciones conservadoras: una mirada nuestroamericana. Buenos Aires: CLASCO, 2021. v. 1, p. 229-232.
SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. O Corpo Próprio como Princípio Educativo: A Perspectiva de Merleau-Ponty. Curitiba: Appris, 2016.
SHAEFER, Kátia B; GUEDES, Adrianne Ogêda; TIRIRIBA, Léa. Infâncias cariocas: uma experiência de formação em conexão com o corpo, a natureza e o empoderamento político. Revista Aleph, v. 1, p. 132-146, 2017. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39227
SOUZA, Ana Paula Abrahamian. O corpo e o movimento na formação em pedagogia: o papel das histórias de vida e das memórias corporais como um campo de experimentação e reflexividade. Revista Gearte, v. 8, p. 303-320, 2021. https://doi.org/10.22456/2357-9854.117504
SOUZA, Ana Paula Abrahamian. As danças midiatizadas e o governamento dos corpos infantis na contemporaneidade: lições sobre a produção de corpos heteronormativos. Revista Cocar, v. 12, p. 264-287, 2018. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1728
SOUZA, Ana Paula Abrahamian. Corpos que Dançam dentro e fora da Escola: Discursos pela interculturalidade na dança no Ensino. In: SBECE SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 5, Canoas, Rio Grande do Sul, 2013; SIECE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 2, Canoas, Rio Grande do Sul, 2013. v. 1, p. 1-230.
SOUZA, Marco Aurélio Cruz; CARVALHO, Carla (Orgs.). Arte e Estética na Educação: Corpos Plurais. Curitiba: CRV, 2022. v. 3.
SOUZA, Marco Aurélio Cruz; CARVALHO, Carla (Orgs.) . Arte e Estética na Educação: corpo sensível e político. Curitiba: CRV, 2020. v. 1.
SPERBER, José Inácio; Carla. Os sentidos de corpo e as relações com a identidade de licenciandos em artes visuais: o que dizem as cartas de uma performance art? Desenredo, v. 18, p. 683-701, 2023. https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/13956
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

