Por uma sociologia da relação escola-família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.98366

Palavras-chave:

Relação Escola-Família, Sociologia, Sociologia da Educação

Resumo

O presente artigo corresponde a um ensaio pessoal onde proponho o uso da expressão sociologia da relação escola-família. Para tal, apresento elementos de legitimação social e teórica – por exemplo, através da análise de centenas de publicações nos mais variados formatos, assim como da referência à organização de eventos académicos e científicos – que, em minha opinião, sustentam tal proposta ao apontarem para a existência, desde há décadas, quer de um campo/problemática da relação escola-família, quer de uma prática consolidada de análise sociológica da mesma. Simultaneamente, apresento, de forma sucinta, a minha própria concepção de uma sociologia da relação escola-família.

Biografia do Autor

Pedro Silva, University of Leiria (IPLeiria), Leiria, Portugal.

Doutor em Ciências da Educação, Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal. Professor, Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Leiria, Portugal.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Silva, P. (2025). Por uma sociologia da relação escola-família. Educar Em Revista, e98366. https://doi.org/10.1590/1984-0411.98366

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas