O Tigre na Jangada

exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784

Palavras-chave:

Relações Família-Escola, Classes Médias, Etnografia, Juventudes

Resumo

Este trabalho de pesquisa procura contribuir com o campo de estudos sociológicos da educação a respeito das relações família-escola. Com essa intenção, a investigação tem como objetivo compreender como um jovem bolsista de família de classe trabalhadora, de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada de classe média alta, enfrenta a exclusão na sua rotina escolar. Explorar uma excepcional contradição de classe – um aluno de família de classe trabalhadora na escola de classe média alta – abre caminho para a compreensão dos processos de exclusão no interior da escola privada brasileira, que ainda permanece como uma “caixa fechada” sociológica. Metodologicamente, é mobilizada a “imaginação etnográfica”, de acordo com Paul Willis, sendo apresentadas cenas da rotina escolar decorrentes de observação participante, além de entrevistas com estudantes e professores. A discussão indica as diversas dimensões do processo de exclusão por que passa o aluno pesquisado no interior da escola privada, destacando-se: 1) o poder simbólico e a desigualdade material operando em articulação no dia a dia do processo de escolarização do aluno bolsista; 2) a legitimação institucional, através dos discursos escolares, a respeito do fracasso escolar do estudante; 3) as formas de mediação e negociação com que o aluno, ativamente, responde à exclusão escolar. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da investigação microssociológica, no interior das escolas, para a devida compreensão, e interrupção, das desigualdades educacionais.

Biografia do Autor

Ricardo Boklis Golbspan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil; Professor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação, University of Wisconsin-Madison, Madison, Wisconsin, Estados Unidos da América; Professor titular, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Boklis Golbspan, R., & Gandin, L. A. (2025). O Tigre na Jangada: exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada. Educar Em Revista, e95784. https://doi.org/10.1590/1984-0411.95784

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas