A pandemia e os vínculos entre famílias e escolas na Educação Infantil
uma proposta de análise para além do NSE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96146Palavras-chave:
Relação Família-Escola, Educação Infantil, Covid-19Resumo
O presente artigo propõe-se a adotar o tipo de escola e as diferenças entre as formas de ação próprias do mercado e do Estado como categorias de análise relevantes e promissoras ao tratar das variações nas estratégias de aproximação e manutenção dos vínculos com as famílias na Educação Infantil, durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19. Os procedimentos de investigação incluíram entrevistas e registros de diário de campo. As escolas da amostra estão localizadas em dois municípios brasileiros: Sobral (rede pública) e Rio de Janeiro (escolas privadas não conveniadas e conveniadas). Os resultados sugerem, entre outras conclusões, que: I) o tipo de escola e as diferenças entre os modos de ação próprios do mercado e do Estado constituem fatores de influência com potencial para serem investigados em estudos futuros; II) alinhar a literatura da Sociologia da Educação a leituras da área educacional, voltada à Educação Infantil, pode agregar chaves de análise, que ajudam a compreender a relação família-escola nesta etapa de escolarização.
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