Arte na Pedagogia:

uma abordagem multimodal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.97119

Palabras clave:

arte e educação, arte na Pedagogia, enacionismo, teoria da metáfora conceitual, abordagem multimodal

Resumen

O texto apresentou procedimentos metodológicos implementados na disciplina “Arte e suas metodologias” no Curso de Pedagogia. A metáfora conceitual “estudar é uma viagem” foi utilizada para descrever um roteiro com a indicação do percurso percorrido no decorrer dos encontros. A partir de uma base teórica enacionista, argumentou-se que as experiências de fazer e fruir formas artísticas estão imbricadas por processos cognitivos corporificados. Embasando-se nessa perspectiva, foram relatadas três atividades de ensino desenvolvidas a partir de uma abordagem multimodal: a busca por correlações entre sons, gestos e grafismos na criação artística; a busca por continuidades entre a canção, a ilustração e a dramatização; a produção de releituras visuais, musicais e cênicas a partir da leitura e contextualização de imagens.  

Biografía del autor/a

Celio Roberto Eyng, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - campus de Francisco Beltrão

Professor Associado no Colegiado de Pedagogia (UNIOESTE) - campus de Francisco Beltrão

 

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Publicado

2025-11-02

Cómo citar

Eyng, C. R. (2025). Arte na Pedagogia: : uma abordagem multimodal. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.97119

Número

Sección

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas