Arte na Pedagogia:
uma abordagem multimodal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97119Palabras clave:
arte e educação, arte na Pedagogia, enacionismo, teoria da metáfora conceitual, abordagem multimodalResumen
O texto apresentou procedimentos metodológicos implementados na disciplina “Arte e suas metodologias” no Curso de Pedagogia. A metáfora conceitual “estudar é uma viagem” foi utilizada para descrever um roteiro com a indicação do percurso percorrido no decorrer dos encontros. A partir de uma base teórica enacionista, argumentou-se que as experiências de fazer e fruir formas artísticas estão imbricadas por processos cognitivos corporificados. Embasando-se nessa perspectiva, foram relatadas três atividades de ensino desenvolvidas a partir de uma abordagem multimodal: a busca por correlações entre sons, gestos e grafismos na criação artística; a busca por continuidades entre a canção, a ilustração e a dramatização; a produção de releituras visuais, musicais e cênicas a partir da leitura e contextualização de imagens.
Citas
BANIWA, Denilson. Natureza Morta 1. 2016. Fotografia digital, edição e impressão digital sobre papel. 146 x
103 cm. https://masp.org.br/en/collections/works/natureza-morta-1-1
BANIWA, Denilson. Re-Antropofagia. 2019, mista, 100 x 120 cm.
https://www.premiopipa.com/denilson-baniwa/
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva,
2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2018.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das
Letras, 1996.
CHOPIN, Frédéric. Noturno em mi bemol maior. Op. 9 n. 2. 1832.
https://www.youtube.com/watch?v=9E6b3swbnWg
DAMÁSIO, António. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DEBUSSY, Claude. Clair de lune. 1905. https://www.youtube.com/watch?v=JGJPVl7iQUM
DELALANDE, François. Pedagogia da criação musical hoje: partir da infância, passar pela adolescência e ir
além. Orfeu, v. 2, n. 2, p. 13-30, 2017.
DJANIRA. Candomblé. 1957. Têmpera sobre madeira 250,00 x 242,80 cm.
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra66522/candomble
ESBELL, Jaider. Jaider Esbell. Rio de Janeiro: Azougue, 2018b (Coleção Tembetá).
ESBELL, Jaider. Makunaima: o meu avô em mim! Iluminuras, v. 19, n. 46, p. 11-39, 2018c.
ESBELL, Jaider. Série It was Amazon. 2016. http://www.jaideresbell.com.br/site/2016/07/01/it-was-amazon/
ESBELL, Jaider (org.). Makunaimã: o mito através do tempo. São Paulo: Elefante, 2019.
GALLESE, Vittorio; LAKOFF, George. The brain’s concepts: The role of the sensory-motor system in
conceptual knowledge. Cognitive Neuropsychology, v. 22, n. 3/4, p. 455-479, 2005 JOHNSON, Mark. The body in the mind: The Bodily Basis of Meaning, Imagination, and Reason. Chicago:
University of Chicago Press, 1987.
JOHNSON, Mark. The Meaning of the Body: Aesthetics of Human Understanding. Chicago: University of
Chicago Press, 2012.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Cátedra, 2017.
LEENHARDT, Jacques. Rever Debret. São Paulo: Ed. 34, 2023.
MATISSE, Henry. Jazz. New York: George Braziller, 2017.
MONET, Claude. Série de pinturas da Catedral de Rouen. [s.d.]
https://artsandculture.google.com/story/2gXhjhmKqfavLg?hl=pt-BR
MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND. MAHKU: mirações. In: PEDROSA, Adriano;
GIUFRIDA, Guilherme (orgs.). São Paulo: MASP, 2023.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos, ou como se filosofa com o martelo. Porto Alegre: L&PM, 2017.
NOGUEIRA, Marcos Vinícius. Música na carne: o caminho para a experiência musical incorporada. Música
em Contexto, n. 1, p. 92-119, 2014a.
NOGUEIRA, Marcos Vinícius. O ato da escuta e o entendimento da música como forma. Percepta, v. 2, n. 1,
p. 85-108, 2014b.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
PORCHER, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? 7. ed. São Paulo: Summus, 1982.
PRAZERES, Heitor dos. Pinturas. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú
Cultural, 2024. (Verbete)
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento256229/heitor-dos-prazeres-pinturas
SATIE, Erik. Gymnopédies 1, 2 e 3. 1888. https://www.youtube.com/watch?v=aZmBiiYLMRE
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2021.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
VARELA, Francisco. Conhecer: as ciências cognitivas tendências e perspectivas. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência
humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
VAN GOGH, Vincent. A noite estrelada. 1889. Óleo sobre tela. 73,7 × 92,1 cm.
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada
VIANA, Gê. Sentem para jantar (da série atualizações traumáticas de Debret). Impressão em jato de tinta
com pigmento natural de colagem digital sobre papel Hahnemuhle Photo Rag 308 g/m2; 29,7 x 42 cm.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

