O produto educacional no mestrado profissional em educação

possibilidades de socialização do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.92159

Palavras-chave:

Produto Educacional, Formação Continuada Coletiva, Inclusão Escolar, Estudantes com Deficiência

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o produto educacional como possibilidade de socialização do conhecimento construído na formação continuada coletiva de professores, profissionais da educação e colaboradores, visando à inclusão escolar de estudantes com deficiência, por meio de uma pesquisa de mestrado profissional em educação, realizada em um município da região serrana do Espírito Santo. Sustenta-se nos pressupostos teóricos de Lev S. Vygotsky e António Nóvoa, embasada nos conceitos de mediação e de interação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso do tipo etnográfico que utiliza, como instrumentos de produção de dados, a observação participante, questionários aberto e fechado, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. O trabalho destaca como resultados a importância da constituição de espaços formativos comprometidos com a criação de um coletivo dentro das escolas, marcado pela partilha de diversos saberes, pela colaboração e participação de todos os seus integrantes no processo de inclusão escolar.

Biografia do Autor

Joziane Jaske Buss, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil;
Professora, Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brasil.

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil; Professora Associada IV, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Buss, J. J., & Mafezoni, A. C. (2025). O produto educacional no mestrado profissional em educação: possibilidades de socialização do conhecimento. Educar Em Revista, e92159. https://doi.org/10.1590/1984-0411.92159

Edição

Seção

Demanda Contínua