Plano Nacional de Educação 2025-2035:
por uma política nacional de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95702Palavras-chave:
Educação. Ensino Médio.Resumo
O artigo objetiva discutir: as tensões e resistências geradas pela reforma do Novo Ensino Médio, em cenário que deveria ter sido marcado pela implementação das Metas 3 e 20 do PNE (2014-2024); o investimento em educação pública, como condição para implementar uma política nacional de Ensino Médio, que atenda às necessidades e os anseios das juventudes brasileiras. Trata-se de estudo de cunho teórico-bibliográfico realizado com base em textos legais e documentos. Para interpretar e refinar as informações dos documentos e a constituição do corpus de dados, adotou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui-se que: a) reforma do Ensino Médio segue orientação de organismos internacionais que influenciam políticas de formação das juventudes, a despeito de resistências a sua implementação; b) a meta 20 do atual PNE e suas estratégias tendem a ser retomadas no PNE (2025-2035), conforme Documento Final; c) apesar da CONAE 2024 reafirmar a necessária ampliação do percentual do PIB aplicado em educação, o texto não elege o Ensino Médio como prioridade; d) é fundamental que a sociedade civil se organize para defender as bases do texto aprovado na CONAE 2024; e) sem um planejamento robusto e financiamento público, as políticas voltadas ao Ensino Médio serão inviabilizadas.
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