Plano Nacional de Educação 2025-2035:

por uma política nacional de ensino médio

Authors

  • Edileuza Fernandes Silva Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-9837-2958
  • Francisco José Da Silva Universidade de Bielefeld - Bielefeld – Nordrhein-Westfalen e Secretaria de Estado de Educação/Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.
  • Ricardo Gonçalves Pacheco Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação- EAPE.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.95702

Keywords:

Educação. Ensino Médio.

Abstract

O artigo objetiva discutir: as tensões e resistências geradas pela reforma do Novo Ensino Médio, em cenário que deveria ter sido marcado pela implementação das Metas 3 e 20 do PNE (2014-2024); o investimento em educação pública, como condição para implementar uma política nacional de Ensino Médio, que atenda às necessidades e os anseios das juventudes brasileiras. Trata-se de estudo de cunho teórico-bibliográfico realizado com base em textos legais e documentos. Para interpretar e refinar as informações dos documentos e a constituição do corpus de dados, adotou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui-se que: a) reforma do Ensino Médio segue orientação de organismos internacionais que influenciam políticas de formação das juventudes, a despeito de resistências a sua implementação; b) a meta 20 do atual PNE e suas estratégias tendem a ser retomadas no PNE (2025-2035), conforme Documento Final; c) apesar da CONAE 2024 reafirmar a necessária ampliação do percentual do PIB aplicado em educação, o texto não elege o Ensino Médio como prioridade; d) é fundamental que a sociedade civil se organize para defender as bases do texto aprovado na CONAE 2024; e) sem um planejamento robusto e financiamento público, as políticas voltadas ao Ensino Médio serão inviabilizadas.

Author Biographies

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora da Área de Didática do Departamento de métodos e Técnicas e de Organização do Trabalho Pedagógico no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

 

Francisco José Da Silva, Universidade de Bielefeld - Bielefeld – Nordrhein-Westfalen e Secretaria de Estado de Educação/Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.

Doutor em Educação. Professor da educação básica na Secretaria de Estado de Educação – SEEDF, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE. Pós-doutoramento na Universidade de Bielefeld – UBCampus Sul – Universidade de Bielefeld – Faculdade de Educação.

Ricardo Gonçalves Pacheco, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação- EAPE.

Doutor em Educação. Professor da Educação Básica.

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Published

2025-08-12

How to Cite

Fernandes Silva, E., Da Silva, F. J., & Pacheco, R. G. (2025). Plano Nacional de Educação 2025-2035: : por uma política nacional de ensino médio. Educar Em Revista, e95702. https://doi.org/10.1590/1984-0411.95702

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