A relação família-escola e a Educação Especial

alguns apontamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110

Palavras-chave:

Relação Família-Escola, Educação Especial, Ensino e Aprendizagem, Processo de Escolarização, Produção de Conhecimento

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar a produção de conhecimento sobre a relação família-escola e Educação Especial. Para tanto, realizou-se um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes entre os anos 1980 e 2021. Sabe-se do reconhecimento, na atualidade, da importância da família no processo de ensino e aprendizagem e, mais especificamente, neste caso, no processo de inclusão escolar. Mas como se dá essa relação no processo de escolarização dos estudantes da Educação Especial? Como esse processo é percebido por ambas as instituições? Tem como referência autores que discutem a relação família-escola no campo da Sociologia da educação. Os resultados indicam a concentração das produções em programas de pós-graduação em Educação em nível de mestrado acadêmico nas regiões Sul e Sudeste, com maior concentração de trabalhos que discutem a deficiência em geral no conjunto dos trabalhos que abordam a relação família-escola. Organizados por eixos temáticos, demonstram diferentes objetos de pesquisa e análise tendo como fundamento central a relação família-escola: a discussão centrada propriamente no objeto relação família-escola; as concepções, representações e expectativas de pais e profissionais; abordagem sobre o processo de escolarização; formação docente; focalização nas políticas de inclusão para se pensar a relação família-escola; foco nos diagnósticos; e um estado da arte sobre a temática. Os trabalhos não tensionam os lugares ocupados por diferentes famílias e escolas e suas influências nessa relação.

Biografia do Autor

Sirleine Brandão de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil; professora, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Souza, S. B. de. (2025). A relação família-escola e a Educação Especial: alguns apontamentos. Educar Em Revista, e96110. https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas