Trajetórias de sucesso escolar em meios populares

ruptura ou conformismo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.95812

Palavras-chave:

Sucesso Escolar, Meios Populares, Trajetórias Escolares, Relação Família-Escola

Resumo

A construção de trajetórias de sucesso escolar em meios populares constitui-se hoje como um importante objeto de estudo na literatura científica nacional e internacional. Um aspecto presente em várias pesquisas sobre o tema é o fato de ele ser entendido, de modo geral, a partir de uma visão que enfoca a ruptura ou o choque cultural decorrente da diferença entre o mundo escolar e o familiar, e o sofrimento proveniente dessa diferença. Contudo, alguns estudos vêm discutindo essa compreensão e indicando outras possibilidades de relação entre essas formas de socialização. Partindo desse contexto, o objetivo deste artigo é discutir os modos como as relações entre família e escola, ou entre mundos de origem e de destino, vêm sendo compreendidas por estudos que tratam do sucesso escolar em meios populares. Para isso, analisaremos contribuições de trabalhos internacionais contemporâneos sobre a temática, bem como resultados de pesquisas conduzidas por nós. Com base nesse corpus teórico e empírico, propomos que há outras possibilidades de relação entre os mundos escolar e familiar que não exclusiva ou necessariamente ruptura ou conformismo. A necessidade de se estudar a vivência entre diferentes contextos socializadores, como a escola e a família, bem como a possibilidade de intercâmbio entre eles é apontada como fundamental para o avanço da discussão no estudo do sucesso escolar em meios populares. 

Biografia do Autor

Debora Cristina Piotto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; professora associada, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil 

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Piotto, D. C. (2025). Trajetórias de sucesso escolar em meios populares: ruptura ou conformismo?. Educar Em Revista, e95812. https://doi.org/10.1590/1984-0411.95812

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas