Igualdade de gênero na e por meio da educação:

análise crítica da estratégia da UNESCO em meio à guinada neoliberal e neoconservadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.95501

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Igualdade de Gênero, Mulheres, Educação.

Resumo

Em um contexto social de desigualdades sociais e crise ambiental, cria-se os ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir de uma proposição da ONU – Organização das Nações Unidas. Dentre esses objetivos, ressalta-se os de número quatro e cinco que propõem enfrentar, respectivamente, desafios na área da educação e na desigualdade de gênero. Este artigo busca estudar uma estratégia elaborada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – que se alinha aos ODS nº 4 e 5 pois pressupõe a busca da igualdade de gênero na e por meio da educação. O artigo discute tal estratégia, problematizando-a no que diz respeito ao seu alinhamento a discursos neoliberais e neoconservadores. A estratégia, embora paute a igualdade de gênero, se aproxima de uma discussão do feminismo liberal, ao não questionar a relação entre o capitalismo e a opressão das mulheres. Também abarca um modelo de educação vinculado à noção neoliberal de “capital humano” e de desenvolvimento econômico, valorizando o acesso das mulheres à ciência e ao mercado de trabalho a partir da educação; e silenciando acerca de questões centrais como trabalho do cuidado e as especificidades estruturais do contexto de cada país, sobretudo no Sul Global, onde o racismo e a colonialidade ainda vigoram.

Biografia do Autor

Juliana Lazzaretti Segat, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integra os grupos de pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC's/UFPel) e Direito, Educação e Vulnerabilidae (G-DEV/UFPel).

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora substituta na Faculdade de Educação da UFPel, Departamento de Fundamentos da Educação. Integra o grupo de pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC's/UFPel).

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, atua no Departamento de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POCs-UFPel)

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Lazzaretti Segat, J., da Silva Vieira, A. G., & Caetano, M. (2025). Igualdade de gênero na e por meio da educação: : análise crítica da estratégia da UNESCO em meio à guinada neoliberal e neoconservadora. Educar Em Revista, e95501. https://doi.org/10.1590/1984-0411.95501

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