Plágio e citação

percepções de pós-graduandos em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.90299

Palavras-chave:

Plágio, Citação, Integridade acadêmica, Pós-Graduação.

Resumo

Este estudo analisa a compreensão de mestrandos e doutorandos em Educação sobre o plágio, a questão do autoplágio e a capacitação pelo domínio das normas de citação, com vistas a evitar a má conduta acadêmica. O artigo, além de tratar de alguns dos aspectos convergentes na literatura internacional sobre o conceito de plágio, frisa que a discussão não se encerra com a definição de suas tipologias, comportando também temas ligados a outros comportamentos ilícitos, como a fraude, o ludibrio (Carrol, 2016) e o autoplágio (Diniz; Terra, 2014; Phyo et al., 2022). Foi adotado o método análise de conteúdo (Bardin, 2011) para o exame das 17 entrevistas realizadas com pós-graduandos e ocorreu a exploração do resultado de 123 questionários. Dessa forma, a pesquisa integra a dimensão do levantamento quantitativo ao qualitativo no processo de análise, em perspectiva descritiva e exploratória. Em conclusão: todos os pós-graduandos compreendem o que é o plágio, mas o autoplágio é uma “figura estranhada” quando associado ao plágio. Há uma régua moral e ética para a escrita do texto acadêmico, que é utilizada a partir da crença na normalização, pela via da citação, para evitar o plágio. Entretanto, tal régua se defronta com limites e desvios. 

Biografia do Autor

Carlos Lopes, Universidade de Brasília, Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil. Rede Ibero-americana de Investigação em Integridade Acadêmica (Red-IA).

Doutor em Sociologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Ruben Comas Forgas, Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Palma de Mallorca, Espanha. Universidade de Estocolmo, Suécia. Rede Ibero-americana de Investigação em Integridade Acadêmica (Red-IA).

Doutor em Ciências da Educação, Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Palma, Ilhas Baleares, Espanha; Professor, Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Palma, Ilhas Baleares, Espanha; Universidade de Estocolmo, Estocolmo, Suécia.

Antoni Cerdà-Navarro, Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Palma de Mallorca, Espanha.

Doutor em Ciências da Educação, Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Palma, Ilhas Baleares, Espanha;
Professor, Universidade das Ilhas Baleares (UIB), Palma, Ilhas Baleares, Espanha.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Lopes, C., Comas Forgas, R., & Cerdà-Navarro, A. (2025). Plágio e citação: percepções de pós-graduandos em educação. Educar Em Revista, 41, e90299. https://doi.org/10.1590/1984-0411.90299

Edição

Seção

Demanda Contínua