A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar:

compreensões à luz da ATD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150

Palabras clave:

Formação Inicial de Professores, Docentes Pedagogas(os), Instituto Federal Farroupilha, Análise Textual Discursiva.

Resumen

No contexto de expansão do direito à Educação Profissional e Tecnológica, os Institutos Federais (IFs) se desafiam a ofertar formação de professores para Educação Básica. Neste texto, a Pedagogia como Ciência da Educação é problematizada, objetivando reconhecer marcas da atuação docente de pedagogas(os) e da Pedagogia em cursos de licenciatura em um Instituto Federal. Em perspectiva metodológica sustentada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, emergem categorias, com as quais identifica-se: (i) a presença da Pedagogia e de Docentes Pedagogas(os) na Formação Inicial de Professores; (ii) um processo de formação continuada à luz da Pedagogia como Ciência da Educação; (iii) o reconhecimento de um grupo de Docentes como sujeitos de conhecimentos; e (iv) espaços-tempos da Pedagogia nas licenciaturas do IF lócus empírico do estudo. Compreende-se que nas diferentes atividades da atuação profissional, as(os) Docentes Pedagogas(os) levam consigo referências epistemológicas da área, dispondo-se a contribuir ao mundo-vida licenciaturas em um IF.

Biografía del autor/a

Cátia Keske, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Panambi / Rio Grande do Sul

Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). http://lattes.cnpq.br/7898017133637245

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Coordena o Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Ensino de Ciências GIPEC-Unijuí. 

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Publicado

2025-11-02

Cómo citar

Keske, C., & Pansera-de-Araújo, M. C. (2025). A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar: : compreensões à luz da ATD. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150

Número

Sección

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas