A Pedagogia como Ciência da Educação em licenciaturas do IFFar:
compreensões à luz da ATD
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97150Palabras clave:
Formação Inicial de Professores, Docentes Pedagogas(os), Instituto Federal Farroupilha, Análise Textual Discursiva.Resumen
No contexto de expansão do direito à Educação Profissional e Tecnológica, os Institutos Federais (IFs) se desafiam a ofertar formação de professores para Educação Básica. Neste texto, a Pedagogia como Ciência da Educação é problematizada, objetivando reconhecer marcas da atuação docente de pedagogas(os) e da Pedagogia em cursos de licenciatura em um Instituto Federal. Em perspectiva metodológica sustentada pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva, emergem categorias, com as quais identifica-se: (i) a presença da Pedagogia e de Docentes Pedagogas(os) na Formação Inicial de Professores; (ii) um processo de formação continuada à luz da Pedagogia como Ciência da Educação; (iii) o reconhecimento de um grupo de Docentes como sujeitos de conhecimentos; e (iv) espaços-tempos da Pedagogia nas licenciaturas do IF lócus empírico do estudo. Compreende-se que nas diferentes atividades da atuação profissional, as(os) Docentes Pedagogas(os) levam consigo referências epistemológicas da área, dispondo-se a contribuir ao mundo-vida licenciaturas em um IF.
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