As relações família-escola nas novas configurações familiares

o protagonismo das avós cuidadoras na escolarização dos netos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.95714

Palavras-chave:

Longevidade Escolar, Relação entre Avós e Netos, Avós Guardiões, Ensino Superior

Resumo

Temos presenciado, nos dias atuais, inúmeras famílias em que avós são chamados a serem cuidadores exclusivos dos netos, quando lhes oferecem, além da contribuição afetiva, financeira e emocional, auxílio no processo de escolarização. Este estudo buscou compreender quais foram as principais estratégias e mobilizações de avós que influenciaram a longevidade escolar de seus netos até o ingresso na universidade. O referencial teórico pautou-se nas discussões do campo da Sociologia da Educação e das Relações Intergeracionais, e revelou uma lacuna de investigações sobre longevidade escolar de indivíduos de camadas populares criados pelos avós. A metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, ancorou-se, principalmente, em entrevistas semiestruturadas com quatro universitárias e suas avós cuidadoras, pertencentes aos meios populares. Os resultados mostram que, mesmo com baixa escolaridade, as avós foram fundamentais na manutenção da ordem moral doméstica e exerceram influência positiva no processo de escolarização. Elas atuaram, por exemplo, no controle do tempo, no acompanhamento dos cadernos e boletins escolares, e também compareceram às reuniões escolares e incentivaram a leitura. Concluímos que as avós participantes da pesquisa foram fundamentais para a longevidade escolar das jovens universitárias, pois atuavam como fonte de apoio afetivo e financeiro e também na criação de uma rede de vigilância e cuidado, que interferiu positivamente na escolarização das netas.

Biografia do Autor

Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Sociologia e Ciência Política, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte,
Minas Gerais, Brasil; Professora, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutora em Sociologia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil; Professora, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

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VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias populares: algumas condições de possibilidade. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2007.

Publicado

2025-05-02

Como Citar

Pinto de Carvalho, T. K., Coutrim, R. M. da E., & Moreira, N. R. (2025). As relações família-escola nas novas configurações familiares: o protagonismo das avós cuidadoras na escolarização dos netos. Educar Em Revista, e95714. https://doi.org/10.1590/1984-0411.95714

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas