Os interesses do capital presentes na educação pública paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94849

Palavras-chave:

Privatização, Educação pública, Parceria público-privada.

Resumo

A crescente participação do capital privado na gestão e financiamento da educação brasileira, por meio de parcerias público-privadas, configura-se como um tema de relevância no campo das políticas educacionais. Este artigo investiga as influências e implicações dessa inserção na formação da juventude brasileira, problematizando as implicações no processo de construção de uma sociedade justa, igualitária e verdadeiramente democrática. O estudo analisa as parcerias e/ou convênios firmados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e o setor privado entre os anos de 2019 e 2023, por meio de uma análise documental das informações disponibilizadas no site institucional da SEED-PR, mapeando as relações estabelecidas nesse período e suas implicações nas políticas educacionais decorrentes. Os resultados revelam uma marcante influência do setor privado na educação pública paranaense, em que o discurso do desenvolvimento profissional e do empreendedorismo é utilizado para justificar a inserção de valores capitalistas e individualistas no sistema educacional, com implicações na reprodução das desigualdades sociais. A educação se molda de acordo com os interesses e prioridades do mercado, em detrimento do desenvolvimento integral da juventude. O mapeamento dos agentes privados e suas formas de atuação contribui para o debate sobre os rumos da educação pública no Paraná, evidenciando uma tendência à privatização e desresponsabilização do Estado.

Biografia do Autor

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati,Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Pós-doutora em Educação pela UNICENTRO. Pedagoga. Professora do Ensino Superior na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Publicado

2025-08-23

Como Citar

de Souza, G. F., Lima, M. F., & Schnekenberg, M. (2025). Os interesses do capital presentes na educação pública paranaense. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94849

Edição

Seção

Demanda Contínua