Colonialismo, corpo negro e identidade:

uma análise fanoniana sobre a experiência de estudantes negros no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.95647

Palavras-chave:

Colonialismo, Identidade, Currículo, Corpo negro.

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa de doutorado do primeiro autor que, orientado pela segunda, teve como objetivo apresentar discussões e evidencias acerca da experiência vivida de estudantes negros de ensino fundamental II e médio de escolas públicas da cidade de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica do tipo qualitativa constituída de observações das práticas pedagógicas e da realização de grupos focais com os estudantes negros pesquisados. Notou-se que a escola contemporânea opera como uma máquina que, tal qual o mundo colonial, está repleta de dispositivos e estratégias que fazem com que a experiência do estudante negro se torne cada vez mais difícil, pois mesmo dentro de uma planificação das subjetividades existe uma hierarquia – a hierarquia racista do capitalismo. Entretanto, os discentes demonstraram uma percepção crítica da experiência vivida pelo negro no contexto escolar e social, muito por conta do trabalho coletivo de professores e professoras engajados numa construção de identidades insurgentes.

Palavras-Chave: Colonialismo, Identidade, Currículo, Corpo negro.

Biografia do Autor

Thiago Batista Costa, Instituto Federal de São Paulo

É Doutor em Educação - FEUSP (2023), Mestre em Educação - UNINOVE (2017), Especialista em Educação Física Escolar, Licenciado em Educação Física e Pedagogia. Atualmente é professor no Instituo Federal de São Paulo (IFSP). Foi Atleta Profissional de Basquetebol por 10 anos. Pesquisa nas áreas de Educação Física e Relações Étnico-Raciais e Culturais, com ênfase nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Corpo Negro e Currículo. Integra os grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação da FEUSP (GEPGEE) - Yêle Educare (YÊLE) - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP (NEABI). E-mail: thiago.costa@ifsp.edu.br

Mônica Caldas Ehrenberg, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Professora Livre Docente pela Faculdade de Educação - USP. Pós Doutora em Educação (Unicamp e UMinho/ Portugal - 2018). Doutora em Educação Física - UNICAMP (2008) - Área: Educação Física e Sociedade, Mestre em Educação Física - UNICAMP (2003) - Área: Pedagogia do Movimento. Atualmente é professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisiona pesquisas de pós-doutorado. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE). Coordena conjuntamente o grupo de extensão GYMNUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Cultura Corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, dança, ginástica para todos, expressão corporal, cultura corporal e cultura popular.

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Costa, T. B., & Ehrenberg, M. C. (2025). Colonialismo, corpo negro e identidade: : uma análise fanoniana sobre a experiência de estudantes negros no contexto escolar. Educar Em Revista, e95647. https://doi.org/10.1590/1984-0411.95647

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