Colonialismo, corpo negro e identidade:
uma análise fanoniana sobre a experiência de estudantes negros no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95647Palavras-chave:
Colonialismo, Identidade, Currículo, Corpo negro.Resumo
Este artigo é fruto da pesquisa de doutorado do primeiro autor que, orientado pela segunda, teve como objetivo apresentar discussões e evidencias acerca da experiência vivida de estudantes negros de ensino fundamental II e médio de escolas públicas da cidade de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica do tipo qualitativa constituída de observações das práticas pedagógicas e da realização de grupos focais com os estudantes negros pesquisados. Notou-se que a escola contemporânea opera como uma máquina que, tal qual o mundo colonial, está repleta de dispositivos e estratégias que fazem com que a experiência do estudante negro se torne cada vez mais difícil, pois mesmo dentro de uma planificação das subjetividades existe uma hierarquia – a hierarquia racista do capitalismo. Entretanto, os discentes demonstraram uma percepção crítica da experiência vivida pelo negro no contexto escolar e social, muito por conta do trabalho coletivo de professores e professoras engajados numa construção de identidades insurgentes.
Palavras-Chave: Colonialismo, Identidade, Currículo, Corpo negro.
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