Práxis educativa e Cultura corporal na formação de professores(as) em Educação Física e Pedagogia:
práticas de ensino emancipatórias da Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97134Palavras-chave:
Práxis educativa, Cultura corporal, Formação de professores(as), Prática de ensino, Amazônia paraenseResumo
Este estudo trata sobre a práxis educativa e a cultura corporal nos cursos de licenciatura em educação física e pedagogia da Amazônia paraense como eixos estruturantes na formação de professores (as), por meio da realização do Pibid/Capes 2022/2024. Metodologicamente, assenta-se na pesquisa ação-participante, como lócus de convivência dialética e dialógica em uma escola e universidade pública no território da Amazônia paraense. Os resultados revelam a práxis educativa como um pilar formativo transformador e construtor de um inédito viável presente na formação; a aproximação da educação com o território como elemento fundante para a constituição de práticas de ensino que dialoguem com a realidade concreta do território e reafirme os pertencimentos junto com os sujeitos históricos que convivem com os territórios. Portanto, a práxis educativa nos desafia a refletir, inicialmente, sobre os saberes que estão circunscritos nas práticas docentes e no movimento cultural que envolve os corpos de estudantes e professores. Assim, torna-se fundamental pensar a educação na perspectiva da práxis e a cultura corporal como categorias centrais e fundantes para a formação de futuros docentes, por possibilitar o processo de desconstrução de uma prática conservadora, elitista, autoritária, racista e hierárquica.
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