Práxis educativa e Cultura corporal na formação de professores(as) em Educação Física e Pedagogia:

práticas de ensino emancipatórias da Amazônia paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.97134

Palavras-chave:

Práxis educativa, Cultura corporal, Formação de professores(as), Prática de ensino, Amazônia paraense

Resumo

Este estudo trata sobre a práxis educativa e a cultura corporal nos cursos de licenciatura em educação física e pedagogia da Amazônia paraense como eixos estruturantes na formação  de professores (as), por meio da realização do Pibid/Capes 2022/2024. Metodologicamente, assenta-se na pesquisa ação-participante, como lócus de convivência dialética e dialógica em uma escola e universidade pública no território da Amazônia paraense. Os resultados revelam a práxis educativa como um pilar formativo transformador e construtor de um inédito viável presente na formação; a aproximação da educação com o território como elemento fundante para a constituição de práticas de ensino que dialoguem com a realidade concreta do território e reafirme os pertencimentos junto com os sujeitos históricos que convivem com os territórios. Portanto, a práxis educativa nos desafia a refletir, inicialmente, sobre os saberes que estão circunscritos nas práticas docentes e no movimento cultural que envolve os corpos de estudantes e professores. Assim, torna-se fundamental pensar a educação na perspectiva da práxis e a cultura corporal como categorias centrais e fundantes para a formação de futuros docentes, por possibilitar o processo de desconstrução de uma prática conservadora, elitista, autoritária, racista e hierárquica.

Biografia do Autor

Adriane Raquel Santana de Lima, Universidade federal do Pará

Professora adjunta da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências da Educação (UFPA- ICED). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Pará –UFPA, com doutorado sanduíche na Universidad Pedagogica Na cional da Colômbia. Pesquisadora dos campos da História da Educação, História da educação de mulheres na América Latina, Educação Popular Feminista, Educação do Campo e Feminismo decolonial e interseccional. É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, gênero, femnismos e Interseccionalidade – GEPEGEFI–ICED/UFPA, cadastrado no diretório nacional de pesquisa CNPQ e membro do Conselho de Educação Popula da América Latina e do Caribe- CEAAL.

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Docente do Instituto de Ciências da Educação, da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Pará. Coordena o Grupo de  Estudos e Pesquisas em Educação. Educação Física, esporte e Lazer (GEPEF, pesquisadora do GEPERUAZ e do Grupo de Estudos e pesquisa sobre políticas Educacionais e Trabalho docente (GESTRADO)

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Publicado

2025-11-02

Como Citar

de Lima, A. R. S., & dos Santos Costa, M. da C. (2025). Práxis educativa e Cultura corporal na formação de professores(as) em Educação Física e Pedagogia: : práticas de ensino emancipatórias da Amazônia paraense. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.97134

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas