Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560

Palavras-chave:

Professores(as) formadores(as), Prática de ensino, Licenciatura, Formação inicial e continuada de professores(as), Aprendizagem da docência

Resumo

As pesquisas sobre práticas de ensino dos(as) professores(as) formadores(as) são importantes, pois elas fornecem subsídios acerca dos processos e das políticas de formação inicial e continuada desses(as) docentes no âmbito dos diferentes cursos de licenciatura, bem como da diversidade de contextos e de territorialidades institucionais. A análise dessas pesquisas nos permite conhecer e nos atualizar sobre as necessidades dos processos de ensino (prática docente) e de aprendizagem (processo de aprender dos e das estudantes), sobretudo ante questões contemporâneas, como multiculturalismo, inclusão, questões de gênero e de raça, uso das tecnologias, manifestações culturais e religiosas, violência e exclusão social, entre tantas outras pautas que chegam ao fazer educativo na universidade. Fomentar esse debate, no atual momento histórico brasileiro, nos parece necessário e urgente. Reconhecer que as práticas de ensino desenvolvidas pelos(as) formadores(as) são essenciais na formação dos(as) futuros(as) ou atuais docentes está no cerne de nosso interesse e intencionalidade ao organizar este dossiê, que é constituído por 11 artigos. Muito mais do que artigos, são pesquisas e reflexões que tangenciam e evidenciam o trabalho realizado nos espaços formativos por aqueles (as) se dispõem e que têm condições objetivas e subjetivas para contribuir com a formação de quem almeja atuar, ou já atua, na educação. Ser formador(a) nesse campo, no Brasil, é um grande desafio, tendo em vista as condições institucionais, de contrato de trabalho, dos escassos recursos financeiros, da fragilidade estrutural e da condição de vida dos(as) estudantes, na maioria trabalhadores(as) que buscam a formação para o exercício do magistério.

 

Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE),

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2025-11-02

Como Citar

Farias, I. M. S. de, & Hobold, M. de S. (2025). Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas