Práticas de ensino de professores(as) formadores(as) como marcadores do trabalho nos cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.100560Palavras-chave:
Professores(as) formadores(as), Prática de ensino, Licenciatura, Formação inicial e continuada de professores(as), Aprendizagem da docênciaResumo
As pesquisas sobre práticas de ensino dos(as) professores(as) formadores(as) são importantes, pois elas fornecem subsídios acerca dos processos e das políticas de formação inicial e continuada desses(as) docentes no âmbito dos diferentes cursos de licenciatura, bem como da diversidade de contextos e de territorialidades institucionais. A análise dessas pesquisas nos permite conhecer e nos atualizar sobre as necessidades dos processos de ensino (prática docente) e de aprendizagem (processo de aprender dos e das estudantes), sobretudo ante questões contemporâneas, como multiculturalismo, inclusão, questões de gênero e de raça, uso das tecnologias, manifestações culturais e religiosas, violência e exclusão social, entre tantas outras pautas que chegam ao fazer educativo na universidade. Fomentar esse debate, no atual momento histórico brasileiro, nos parece necessário e urgente. Reconhecer que as práticas de ensino desenvolvidas pelos(as) formadores(as) são essenciais na formação dos(as) futuros(as) ou atuais docentes está no cerne de nosso interesse e intencionalidade ao organizar este dossiê, que é constituído por 11 artigos. Muito mais do que artigos, são pesquisas e reflexões que tangenciam e evidenciam o trabalho realizado nos espaços formativos por aqueles (as) se dispõem e que têm condições objetivas e subjetivas para contribuir com a formação de quem almeja atuar, ou já atua, na educação. Ser formador(a) nesse campo, no Brasil, é um grande desafio, tendo em vista as condições institucionais, de contrato de trabalho, dos escassos recursos financeiros, da fragilidade estrutural e da condição de vida dos(as) estudantes, na maioria trabalhadores(as) que buscam a formação para o exercício do magistério.
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