A universidade como lócus da construção da prática profissional do professor formador iniciante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.97004

Palavras-chave:

Prática profissional docente. Professor formador iniciante. Universidade.

Resumo

O artigo versa sobre a prática profissional do professor formador iniciante e se orienta pela questão: Como os professores formadores iniciantes das licenciaturas constroem a sua prática profissional docente? O estudo tem como objetivo analisar como se constitui a pratica profissional dos professores formadores iniciantes nos processos formativos nas licenciaturas. Para o conceito de “professor iniciante”, apoia-se em Marcelo Garcia (1999). A pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório e os dados foram produzidos por questionários, memorial de formação e entrevistas narrativas com 23 professores iniciantes que atuam nos cursos de Pedagogia e Letras de duas universidades públicas paranaenses. Os dados foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2007). Os achados da pesquisa revelam elementos que foram identificados como comuns na construção da pratica profissional docente, como a responsabilidade relacionada ao ser professor formador; a docência como atividade complexa; e a influência de professores formadores experientes e dos licenciandos na constituição das práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Doutora em Educação/ UNESP/ARARAQUARA

Docente do PPGE/UEPG

Elizabete Wolkman, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educaçao/UEPG

dOUTORA EM EDUCAÇÃO /UEPG

Membro do GEPTRADO 

Docente da Educação Basica no Pr

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Publicado

2025-11-02

Como Citar

Tozetto, S. S., & Wolkman, E. (2025). A universidade como lócus da construção da prática profissional do professor formador iniciante. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.97004

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas