A universidade como lócus da construção da prática profissional do professor formador iniciante
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.97004Palavras-chave:
Prática profissional docente. Professor formador iniciante. Universidade.Resumo
O artigo versa sobre a prática profissional do professor formador iniciante e se orienta pela questão: Como os professores formadores iniciantes das licenciaturas constroem a sua prática profissional docente? O estudo tem como objetivo analisar como se constitui a pratica profissional dos professores formadores iniciantes nos processos formativos nas licenciaturas. Para o conceito de “professor iniciante”, apoia-se em Marcelo Garcia (1999). A pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório e os dados foram produzidos por questionários, memorial de formação e entrevistas narrativas com 23 professores iniciantes que atuam nos cursos de Pedagogia e Letras de duas universidades públicas paranaenses. Os dados foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2007). Os achados da pesquisa revelam elementos que foram identificados como comuns na construção da pratica profissional docente, como a responsabilidade relacionada ao ser professor formador; a docência como atividade complexa; e a influência de professores formadores experientes e dos licenciandos na constituição das práticas pedagógicas.
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