Capital Internacional e composição do corpo discente de uma escola particular internacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.98369Palavras-chave:
Capital Internacional, College of Europe, Educação Internacional, Estudantes, Classe SocialResumo
O artigo analisa a composição e a distribuição do capital cultural entre os alunos de uma escola particular internacional, com base em dados de 270 perfis dos estudantes no Linkedin e 27 entrevistas semiestruturas. A literatura de educação internacional sugere que as classes médias nacionais estão se reinventando por meio da aquisição de atributos internacionais. Estudar uma escola como College of Europe oferece a oportunidade de analisar não apenas grupos sociais de uma só país, mas de vários. Os resultados mostram que, embora o College of Europe tenda a recrutar um corpo discente socialmente homogêneo e com fortes disposições internacionais, há uma variação dentro dele, o que afeta a forma os alunos percebem e valorizam a escola. Três grupos de alunos foram identificados, com base na classe social e no capital internacional. Para os “herdeiros internacionais”, a escola representava um paraíso social e era a continuação de um investimento no internacional e uma estratégia de reprodução social. Para os “alpinistas sociais internacionais”, a escola representava uma oportunidade de mobilidade social ascendente. A maioria dos alunos, entretanto, pertencia ao grupo de “aspirantes internacionais”. Para eles, o College representava uma estratégia de distinção social ao acumular ainda mais capital internacional e reverter seu capital acadêmico internacional em capital internacional certificado. Essas descobertas sugerem que, no caso do College of Europe, a educação internacional é usada pelas classes médias nacionais europeias para se reinventar, e não para reprodução social ou mobilidade ascendente.
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