Conhecimento Didático de Professores de Física em Estudos de Aula
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94801Palavras-chave:
Conhecimento Didático, Estudo de aula, Ensino da Física, Lei de OhmResumo
Examinamos os contributos do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Física sobre o tópico curricular da Lei de Ohm. A investigação envolveu quatro professoras que ensinam Física no Ensino Médio em escolas públicas do XXXXX, Brasil. O material empírico constitui-se das transcrições das gravações em áudio das sessões do estudo de aula, das entrevistas realizadas aos professores, assim como dos materiais produzidos pelos alunos na aula de investigação. A análise qualitativa e interpretativa evidenciou que o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores envolve o aprofundamento dos conhecimentos da Física para o ensino de um determinado tópico da Física, bem como das estratégias para o ensino em sala de aula. Nos conhecimentos da Física para o ensino, as evidências estão relacionadas ao conteúdo curricular e a contextualização dos conteúdos. Em relação às estratégias de ensino, destacam-se a importância da utilização de recursos didáticos, da relevância das investigações em sala de aula e da discussão coletiva no fechamento da aula.
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