Conhecimento Didático de Professores de Física em Estudos de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94801

Palavras-chave:

Conhecimento Didático, Estudo de aula, Ensino da Física, Lei de Ohm

Resumo

Examinamos os contributos do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Física sobre o tópico curricular da Lei de Ohm. A investigação envolveu quatro professoras que ensinam Física no Ensino Médio em escolas públicas do XXXXX, Brasil. O material empírico constitui-se das transcrições das gravações em áudio das sessões do estudo de aula, das entrevistas realizadas aos professores, assim como dos materiais produzidos pelos alunos na aula de investigação. A análise qualitativa e interpretativa evidenciou que o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores envolve o aprofundamento dos conhecimentos da Física para o ensino de um determinado tópico da Física, bem como das estratégias para o ensino em sala de aula. Nos conhecimentos da Física para o ensino, as evidências estão relacionadas ao conteúdo curricular e a contextualização dos conteúdos. Em relação às estratégias de ensino, destacam-se a importância da utilização de recursos didáticos, da relevância das investigações em sala de aula e da discussão coletiva no fechamento da aula.

Biografia do Autor

Mauri Luís Tomkelski, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa SEDUC/RS

Doutor em Educação na especialidade de Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal, vinculado ao Instituto de Educação. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana - UFN de Santa Maria/RS, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT). Licenciado em Matemática com habilitação em Física e Especialização em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Erechim/RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS campus de Erechim. Docente efetivo da rede pública estadual do RS, vinculado a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, no Departamento Pedagógico. Conselheiro no Conselho Municipal de Educação de Erechim/RS (CME), nas comissões da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Também atuei como docente no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco e docente convidado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Erechim/RS. Minhas experiências são na área do Ensino de Física e Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Modelagem Computacional, Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria, Desenho Geométrico, Educação a Distância, Desenvolvimento Profissional Docente, Formação de Professores, Conhecimentos Docentes e Estudos de Aula (Lesson Study).

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Erechim

Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universitat de Barcelona, Espanha (2022-2023). Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal (2016-2017). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro . Mestrado em Educação Matemática também pela UNESP, campus de Rio Claro/SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Professora, classe E, nível associado III, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFFS. Orienta trabalhos de pesquisa na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de aula (lesson studies) e desenvolvimento profissional de professores, Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Políticas Públicas Educacionais para a Formação de Professores, Formação Inicial e Continuada de Professores, Prática docente na Educação Básica.

Mónica Baptista, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Mónica Baptista is Associate Professor at the Institute of Education, University of Lisbon (IE-ULisboa). She holds a PhD in Education, in Science Education, from the IE-ULisboa, and a Master in Physics for teaching, from the Faculty of Science, University of Lisbon (FC- UL). She is graduated in Physics and Chemistry for teaching. Presently, she is deputy director of the IE-ULisboa, and belongs to the Research and Training Area of Didatic (UIDEF). She coordinates the master program on Science Education and the master program on Physics and Chemistry teaching. She is the coordinator of a national project "Let's GoSTEM", funded by FCT (PTDC/CED-EDG/31480/2017). She is involved in the EU project STEMkey - Teaching standard STEM topics with a key competence approach and she was involved in EU projects, namely IntTT - An INTegral Teacher Training for developing digital and communicative competences and subject content learning at schools, 502769-LLP-1-2009-1-ES-COMENIUS-CMP (2009- 2012), SAILS - Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science, Project Reference EU. FP7 (2012-2015) and IRRESISTIBLE - Including Responsible Research an innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher’s Ability of Bridging Learning Environments, FP7-Science-in-Society-2013 (2013-2016). She was also involved in national projects, funded by the national agency, such as: technologies and design for the future of teacher training, Between tide marks: Integrating literacy's (iLit) (2012-2015) and Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education-Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education (2010-2013). She coordinated the project “Promotion of School Success in Science Teaching”, funded by the Ministry of Education (ME). She is external consulting of ‘Educational Territories of Priority Intervention school groups’ (TEIP), in partnership with the ME. She also integrated the ‘More School Success’ Project team, coordinated by ME (2009-2013).

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Tomkelski, M. L., Richit, A., & Baptista, M. (2025). Conhecimento Didático de Professores de Física em Estudos de Aula. Educar Em Revista, e94801. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94801

Edição

Seção

Demanda Contínua