Conhecimento Didático de Professores de Física em Estudos de Aula
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94801Palabras clave:
Conhecimento Didático, Estudo de aula, Ensino da Física, Lei de OhmResumen
Examinamos os contributos do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Física sobre o tópico curricular da Lei de Ohm. A investigação envolveu quatro professoras que ensinam Física no Ensino Médio em escolas públicas do XXXXX, Brasil. O material empírico constitui-se das transcrições das gravações em áudio das sessões do estudo de aula, das entrevistas realizadas aos professores, assim como dos materiais produzidos pelos alunos na aula de investigação. A análise qualitativa e interpretativa evidenciou que o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores envolve o aprofundamento dos conhecimentos da Física para o ensino de um determinado tópico da Física, bem como das estratégias para o ensino em sala de aula. Nos conhecimentos da Física para o ensino, as evidências estão relacionadas ao conteúdo curricular e a contextualização dos conteúdos. Em relação às estratégias de ensino, destacam-se a importância da utilização de recursos didáticos, da relevância das investigações em sala de aula e da discussão coletiva no fechamento da aula.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

