A prática no processo de formação inicial de professores

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Prática Formativa, Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma revisão sistemática focalizando as publicações acerca dos processos de formação inicial de professores centrados na epistemologia da prática como componente da formação docente nas licenciaturas. A metodologia de investigação é do tipo revisão integrativa, em que realizamos a reanálise de 65 artigos nacionais e internacionais, fundamentada na análise de conteúdo de Bardin (2016). Para a composição do corpus de análise, tomamos como referência os critérios de Vosgerau e Romanowski (2014) a partir de levantamento no indexador Educ@ e no periódico Teachers and Teaching – Theory and Practice. Os resultados apontaram a prática como elemento fundante na formação inicial de professores nas abordagens: (i) relação teoria-prática; (ii) a prática na aprendizagem da docência; (iii) estágios supervisionados; (iv) a prática reflexiva. A abordagem epistemológica da prática na formação de professores se expressa num movimento mais intenso da teoria como guia da ação direcionada para a superação da racionalidade técnica, mas que ainda não assume uma racionalidade crítica.

Biografia do Autor

Marly Macedo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba, Piauí, Brasil.

Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, Paraná, Brasil; Professora adjunta, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba, Piauí, Brasil.

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professora, Centro
Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Macedo, M., & Romanowski, J. P. (2025). A prática no processo de formação inicial de professores: uma revisão integrativa. Educar Em Revista, e91579. https://doi.org/10.1590/1984-0411.91579

Edição

Seção

Demanda Contínua