Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola

como pesquisar um espaço íntimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126

Palavras-chave:

Metodologia de Pesquisa, Relação Família-Escola, Socialização Familiar, Pesquisa em Espaço Doméstico

Resumo

A maior parte das pesquisas sociológicas a respeito da relação família-escola adota entrevistas como ferramenta metodológica. As observações, quando realizadas, tendem a ocorrer em instituições educativas e não em espaços domésticos, por se tratarem do domínio da privacidade. No entanto, as limitações que se interpõem a essas escolhas têm sido cada vez mais discutidas. Por um lado, as metodologias discursivas restringem-se a acessar informações que estão disponíveis à consciência e à memória e quase sempre são centradas em um único informante, desconsiderando as relações de força internas ao grupo familiar. Por outro, o fato de que as observações são quase que exclusivamente realizadas em ambiente escolar deixa à sombra dinâmicas familiares que são fundamentais para a compreensão da relação família-escola. Partindo de uma revisão bibliográfica denominada revisão narrativa acerca dessa discussão metodológica, o presente artigo analisa em que medida é procedente a desconfiança em relação às entrevistas para investigar as práticas familiares e apresenta estratégias para mitigar os limites dessa ferramenta. Além disso, identifica e analisa os desafios e as estratégias ético-metodológicas encontradas por pesquisadores do campo para empreender observações em espaços domésticos, lócus privilegiado da unidade familiar e da privacidade.

Biografia do Autor

Cibele Noronha Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Professora substituta, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil; Professora titular, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Carvalho, C. N., & Cunha, M. A. de A. (2025). Desafios metodológicos nos estudos sobre a relação família-escola: como pesquisar um espaço íntimo. Educar Em Revista, e96126. https://doi.org/10.1590/1984-0411.96126

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas