Participação das famílias na gestão educacional

o lugar dos pais-professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138

Palavras-chave:

Relação Família-Escola, Pais-Professores, Participação, Gestão Educacional, Conselho Municipal de Educação

Resumo

O artigo analisa as interações entre mães, pais e responsáveis participantes de uma ação pública, proposta por representantes de famílias no Conselho Municipal de Educação (CME) de Belo Horizonte. A ação pública, que tinha a intenção de incrementar a participação desse segmento na gestão democrática da educação no município, foi objeto de uma pesquisa que incluiu: observação participante nas sessões do CME, nos eventos organizados durante a ação pública, na Conferência Municipal de Educação; aplicação de questionários; realização de entrevistas e inúmeras conversas informais com gestores e responsáveis que participaram do processo. O referencial teórico abarcou pesquisas sociológicas sobre relações família-escola e estudos etnográficos sobre processos de participação. Tal literatura indica que, embora haja uma forte pressão pela concertação apoiada no discurso da parceria família-escola, os responsáveis possuem visões de educação, valores, posturas e interesses diversos. No caso analisado, identificamos uma tensão nas relações entre os responsáveis que eram, também, profissionais da rede pública (responsáveis-professores) e os demais. Essa tensão, condicionada pelos diferenciais de classe, raça, gênero, capital cultural e profissional, relacionava-se às diferenças de posição organizacional, visões, interesses e prioridades; às ambiguidades da identidade dupla de responsável e de profissional da educação, bem como ao próprio status do movimento de responsáveis naquele contexto. A análise pode trazer contribuições para a compreensão dos desafios envolvidos nas propostas de parceria família-escola e de participação parental na gestão dos sistemas de ensino.

Biografia do Autor

Guilherme de Alcantara, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRIO), Rio de Janeiro, Rio de
Janeiro, Brasil; Professor, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Tânia de Freitas Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Professora, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Alcantara, G. de, & Resende, T. de F. (2025). Participação das famílias na gestão educacional: o lugar dos pais-professores. Educar Em Revista, e96138. https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas