Participação das famílias na gestão educacional
o lugar dos pais-professores
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96138Palavras-chave:
Relação Família-Escola, Pais-Professores, Participação, Gestão Educacional, Conselho Municipal de EducaçãoResumo
O artigo analisa as interações entre mães, pais e responsáveis participantes de uma ação pública, proposta por representantes de famílias no Conselho Municipal de Educação (CME) de Belo Horizonte. A ação pública, que tinha a intenção de incrementar a participação desse segmento na gestão democrática da educação no município, foi objeto de uma pesquisa que incluiu: observação participante nas sessões do CME, nos eventos organizados durante a ação pública, na Conferência Municipal de Educação; aplicação de questionários; realização de entrevistas e inúmeras conversas informais com gestores e responsáveis que participaram do processo. O referencial teórico abarcou pesquisas sociológicas sobre relações família-escola e estudos etnográficos sobre processos de participação. Tal literatura indica que, embora haja uma forte pressão pela concertação apoiada no discurso da parceria família-escola, os responsáveis possuem visões de educação, valores, posturas e interesses diversos. No caso analisado, identificamos uma tensão nas relações entre os responsáveis que eram, também, profissionais da rede pública (responsáveis-professores) e os demais. Essa tensão, condicionada pelos diferenciais de classe, raça, gênero, capital cultural e profissional, relacionava-se às diferenças de posição organizacional, visões, interesses e prioridades; às ambiguidades da identidade dupla de responsável e de profissional da educação, bem como ao próprio status do movimento de responsáveis naquele contexto. A análise pode trazer contribuições para a compreensão dos desafios envolvidos nas propostas de parceria família-escola e de participação parental na gestão dos sistemas de ensino.
Referências
BALL, Stephen; ROLLOCK, Nicola; VINCENT, Carol; GILLBORN, David. Social mix, schooling and intersectionality: identity and risk for black middle class families. Research Papers in Education, v. 28, n. 3, p. 265-288, 2013. https://doi.org/10.1080/02671522.2011.641998
BARRAULT, Lorenzo Stella. Des négociations collectives de l’action publique entre concertation et contestation: les usages de dispositifs participatifs des militants parents d’élèves en France. Revue Internationale de Politique Comparée, v. 20, p. 103-121, 2013. https://shs.cairn.info/revue-internationale-de-politique-comparee-2013-4-page-103?lang=fr
BECKER, Howard S. The Teacher in the Authority System of the Public School. The Journal of Educational Sociology, v. 27, n. 3, p. 128-141, 1953.
CANEDO, Maria Luiza. Família e escola: interações densas e tensas. Curitiba: Appris, 2018.
CEFÄI, Daniel; CARREL, Marion; TALPIN, Julien; ELIASOPH, Nina; LICHTERMAN, Paul. Ethnographies de la participation. Participations, n. 4, p. 7-48, 2012.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE. Relatório – 1º Encontro de Pais Representantes dos Colegiados Escolares, realizado em 29/9/2018. Belo Horizonte, 2018.
HEREDIA, Beatriz Maria Alasia de; BARREIRA, Irlys Alencar Firmo Barreira BEZERRA, Marcos Otavio; PALMEIRA, Moacir; CORADINI, Odacir Luiz. Política, governo e participação: conselhos, orçamentos participativos e outras experiências. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
LAREAU, Annette. Social Class Differences in Family-School Relationships: The Importance of Cultural Capital. Sociology of Education, v. 60, n. 2, p. 73-85, 1987. https://www.jstor.org/journal/socieduc
LAREAU, Annette; HORVAT, Erin MacNamara. Moments of Social Inclusion and Exclusion Race, Class, and Cultural Capital in Family-School Relationships. Sociology of Education, v. 72, n. 1, p. 37-53, 1999.
LAREAU, Annette; MUÑOZ, Vanessa Lopez. “You’re not going to call the shots”: structural conflicts between the principal and the PTO at a suburban public elementary school. Sociology of Education, v. 85, n. 3, p. 201-218, 2012. https://doi.org/10.1177/00380407114358551998
LAREAU, Annette; WEININGER, Elliot. Time, work, and family life: reconceptualizing gendered time patternsthrough the case of children’s organized activities. Sociological Forum, v. 23, n. 3, p. 419-454, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1573-7861.2008.00085.x
LIGHTFOOT, Sara. Family-School Interactions: The Cultural Image of Mothers and Teacher. Signs, v. 3, n. 2, p. 395-408, 1977.
NOGUEIRA, Maria Alice. Relação família-escola: novo objeto da Sociologia da Educação. Paideia, v. 8, n. 14-15, p. 91-103, 1998. https://doi.org/10.1590/S0103-863X1998000100008
NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, v. 40, n. 176, p. 563-578, 2005.
NOGUEIRA, Maria Alice. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade, v. 31, n. 2, p. 155-170, 2006.
NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, Tânia de Freitas; COUTINHO, Priscila de Oliveira. Famílias de classes médias na escola pública: da escolha às estratégias de participação. Educação em Revista, v. 39, e40017, 2023. https://doi.org/10.1590/0102-469840017
NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos: contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa. Horizontes, v. 36, p. 73-85, 2018. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.533
NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e; NOGUEIRA, Maria Alice. Quando os professores escolarizam os filhos na rede pública de ensino: da inevitabilidade à colonização. Educação em Revista, v. 33, p. e153689, 2017. https://doi.org/10.1590/0102-4698153689
POSEY-MADDOX, Linn; HALEY-LOCK, Anna. One size does not fit all: Understanding parental engagement in the contexts of work, family, and public education. Urban Education, v. 55, n. 1, 2017.
RESENDE, Tânia de Freitas; SILVA, Gisele Ferreira. A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n. 90, p. 30-58, 2016. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100002
SILVA, Pedro. Associações de pais, interculturalidade e clivagem sociológica: algumas questões. Revista eletrônica de educação, v. 1, n. 1, p. 3-30, 2007. https://doi.org/10.14244/198271991
SILVA, Pedro. Escola-família, uma relação armadilhada: interculturalidade e relações de poder. Porto: Afrontamento, 2003.
SILVA, Pedro. Pais professores: reflexões em torno de um estranho objeto de estudo. Interacções, v. 2, p. 268-290, 2006. https://doi.org/10.25755/int.300
VAN ZANTEN, Agnès. École de la Périphérie. Scolarité et ségrégation en banlieue. Paris: PUF, 2001.
VAN ZANTEN, Agnès. Choisir son école. Stratégies familiales et médiations locales. Paris: PUF, 2009.
VAN ZANTEN, Agnès. Les pratiques éducatives familiales des enseignants: des parents comme les autres? Revue Française de Pédagogie, n. 203, p. 5-14, 2018/2.
VINCENT, Carol. ‘The children have only got one education and you have to make sure it’s a good one’: parenting and parent-school relations in a neoliberal age. Gender and Education, v. 29, n. 5, p. 1-17, 2017. https://doi.org/10.1080/09540253.2016.1274387
VINCENT, Carol; TOMLINSON, Sally. Home-School Relationships: ‘the swarming of disciplinary mechanisms’? British Educational Research Journal, v. 23, n. 3, p. 361-377, 1997. https://doi.org/10.1080/0141192970230308
WALLER, Willard. Sociology of Teaching. John Willey & Sons, 1965 [1932].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.