História da organização administrativa da educação em São Paulo: um panorama da produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94446Palavras-chave:
Organização administrativa da educação, História da educação, Produção acadêmica.Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar a produção acadêmica que aborda historicamente a organização administrativa da educação no estado de São Paulo. Para tanto, o texto recupera e discute as interpretações de dissertações de mestrado e teses de doutorado, de modo a inquirir os agenciamentos feitos pelos pesquisadores no tratamento dado ao tema. Até o momento, foram localizados 11 trabalhos acadêmicos, dentre os quais: seis teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado. O texto mais antigo é de 1974 e o mais atual é de 2019. A partir da análise do material, tem sido possível notar que os textos discutem a articulação entre a especialização do Estado com a oferta de serviços públicos e a consolidação de um aparato administrativo para tratar da educação. No conjunto das pesquisas, é significativa a quantidade que fez uso da legislação como fonte documental, assim como a que utilizou referencial teórico amparado nas discussões de Max Weber acerca das organizações modernas para problematizar os processos burocráticos e hierárquicos de produção do aparelho educacional paulista. As discussões realizadas evidenciam que a ampliação do debate sobre o tema pode contribuir para aprofundar as interpretações até então consolidadas, a partir do uso de novas fontes documentais ou de outros referenciais teóricos.
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