Contratos temporários e remuneração dos profissionais do magistério na rede estadual da Paraíba: reflexões e consequências para a classe trabalhadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.94282

Palavras-chave:

Valorização do professor, Carreira do magistério, Paraíba, Remuneração de professores, Professores temporários.

Resumo

o objetivo deste artigo é de analisar o impacto da precarização dos contratos de trabalho na remuneração dos profissionais do magistério da rede estadual da Paraíba, considerando como balizas temporais os meses de agosto dos anos de 2021 e 2023. Assumindo sua natureza qualitativa, esta pesquisa, apoiada em uma perspectiva crítico-dialética, propõe um debate entre as questões históricas, políticas e os efeitos econômicos para a classe trabalhadora docente a partir dos dados do Plano de Carreira e Remuneração dos docentes estaduais paraibanos, das suas remunerações constantes no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, o receituário neoliberal e a proteção à propriedade social. Os resultados evidenciam a necessidade de provimento dos docentes públicos por concurso público, sob a ótica de que os contratos temporários desvalorizam a classe trabalhadora, principalmente no que é essencial para a sobrevivência na sociedade imersa no modo de produção capitalista – a remuneração

Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação - Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto  - Centro de Educação/Departamento de Habilitações Pedagógicas/Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro de Educação/UFPB

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Publicado

2025-08-23

Como Citar

Silva, M. Q. da. (2025). Contratos temporários e remuneração dos profissionais do magistério na rede estadual da Paraíba: reflexões e consequências para a classe trabalhadora. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.94282

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