“[...] Sermos bons alunos para sermos bons pais”

a escolarização da parentalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.96137

Palavras-chave:

Formação Parental, Parentalidade, Relação Família-Escola, Estratégias Educacionais, Camadas Médias e Superiores

Resumo

Este artigo discute o fenômeno da formação parental entendido como uma estratégia educativa implementada por mães e pais para acumularem informações que os permitam fazer bons investimentos no futuro dos filhos. O trabalho se apoiou em uma pesquisa empírica que analisou materiais escritos de formação parental publicados no Brasil, a saber: 20 exemplares da revista Crescer, 12 livros sobre parentalidade e nove perfis do Instagram. Os resultados das análises apontam para um público imaginado composto por mulheres, majoritariamente brancas e de camadas mais altas socialmente. Em especial, vemos que a marca principal desse fenômeno na contemporaneidade é a sua intensificação e organização dentro de uma forma escolar que coloca mães e pais em uma posição de aprendizes, por meio do estabelecimento de uma aprendizagem racional e pedagogizada para a prática parental. Os materiais analisados evidenciam um discurso normativo para a parentalidade que pretende formar crianças com habilidades, competências e conhecimentos valorizados na escola, como a resiliência, a flexibilidade e o controle de si. 

Biografia do Autor

Viviane Coelho Caldeira Ramos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Mauricio Ernica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Coelho Caldeira Ramos, V., & Ernica, M. (2025). “[.] Sermos bons alunos para sermos bons pais”: a escolarização da parentalidade. Educar Em Revista, e96137. https://doi.org/10.1590/1984-0411.96137

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas