Registros narrativos no estágio curricular:

o caráter alteritário de referências e citações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.97116

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio curricular, Narrativas pedagógicas, Cotidiano escolar, Alteridade

Resumo

Inserido no âmbito de discussões das práticas de orientação de estágio curricular nas licenciaturas, este estudo busca interpretar a construção discursiva de registros escritos de estudantes de Pedagogia sobre suas experiências nas escolas de educação básica, com ênfase no uso de citações e referências. Inicialmente, o texto apresenta bases e princípios que justificam o uso de narrativas do cotidiano escolar como dispositivo formativo e descreve o trabalho desenvolvido com turmas do componente Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma universidade pública paulista. Em seguida, sob uma perspectiva dialógica da linguagem, analisa as produções enunciativas de duas estudantes que cursaram o estágio durante o contexto da pandemia de Covid-19. O estudo destaca o papel alteritário de referências e citações no texto das professoras em formação, realçando como esses recursos favorecem uma inserção mais profunda em reflexões articuladas a suas vivências nas escolas. Conclui-se destacando a importância de espaços de interlocução e produções de sentidos que ampliem o olhar para a complexidade do ensino.

Biografia do Autor

Mateus Henrique do Amaral, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Varani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.

Professora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2025-11-02

Como Citar

do Amaral, M. H., & Varani, A. (2025). Registros narrativos no estágio curricular: : o caráter alteritário de referências e citações. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.97116

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas