Docência em formação:
percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671Palabras clave:
Formação de Professores. Formação Inicial de Professores. Professor Formador. Profissão Docente.Resumen
O objetivo deste trabalho consiste em compreender a visão de professores formadores de um curso de licenciatura em Letras sobre o seu papel na formação inicial de futuros docentes, reconhecendo a importância fundamental daqueles agentes no processo de profissionalização docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo, contou com a participação de nove docentes de uma universidade pública localizada no interior do Ceará - Brasil. Os resultados apontam que os professores têm consciência sobre o seu papel na formação crítica dos alunos e o seu compromisso de refletir e alinhar suas práticas e trabalho com as demandas da educação básica. Não é possível dimensionar se há ações concretas de aproximação e maior integração entre os professores universitários, os professores das escolas e os professores em formação, mas os professores indicam, em seus discursos, que reconhecem essa demanda.
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