Docência em formação:

percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671

Palabras clave:

Formação de Professores. Formação Inicial de Professores. Professor Formador. Profissão Docente.

Resumen

O objetivo deste trabalho consiste em compreender a visão de professores formadores de um curso de licenciatura em Letras sobre o seu papel na formação inicial de futuros docentes, reconhecendo a importância fundamental daqueles agentes no processo de profissionalização docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo, contou com a participação de nove docentes de uma universidade pública localizada no interior do Ceará - Brasil. Os resultados apontam que os professores têm consciência sobre o seu papel na formação crítica dos alunos e o seu compromisso de refletir e alinhar suas práticas e trabalho com as demandas da educação básica. Não é possível dimensionar se há ações concretas de aproximação e maior integração entre os professores universitários, os professores das escolas e os professores em formação, mas os professores indicam, em seus discursos, que reconhecem essa demanda.

Biografía del autor/a

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará.

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, onde atua como professor nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN / UNILAB).

Isabela David de Lima Damasceno, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/ Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Línguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada/ UECE. Professora do curso de Letras - Língua Inglesa da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu da Universidade Estadual do Ceará.

Elisângela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará.

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, onde atua como professora nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN / UNILAB).

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Publicado

2025-11-02

Cómo citar

Simão Martins, E., David de Lima Damasceno, I., & André da Silva Costa, E. (2025). Docência em formação:: percepções de professores/as formadores/as sobre seu papel em um curso de licenciatura em Letras no Ceará. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.96671

Número

Sección

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas