O exercício da docência nas escolas indígenas do Baixo Rio Negro/Manaus/AM:
a transposição das narrativas orais na revitalização dos saberes culturais na Educação Escolar Indígena
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96824Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, Formação de Professores, Educação em Ciências, Educação Escolar IndígenaResumo
Objetivamos com este trabalho dialogar para o desenvolvimento de processos pedagógicos e metodológicos mediados pelo Currículo Escolar Indígena na interface com os Saberes Culturais Tradicionais, como proposta de ensino e aprendizagem na Educação Escolar Indígena. Nos amparamos na abordagem qualitativa e no delineamento da pesquisa participante, com as técnicas de observação, entrevistas, captação de imagens e registros escritos. Os participantes foram 17 professores, que atuam diretamente nas escolas indígenas. Os estudos possibilitaram a sistematização de recursos escritos de narrativas orais da cultura particular de cada grupo étnico, para elaboração de atividades que possibilitem a educação cientifica em consonância com a cultura tradicional e a Educação em Ciências nas escolas indígenas.
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