O exercício da docência nas escolas indígenas do Baixo Rio Negro/Manaus/AM:

a transposição das narrativas orais na revitalização dos saberes culturais na Educação Escolar Indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.96824

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Formação de Professores, Educação em Ciências, Educação Escolar Indígena

Resumo

Objetivamos com este trabalho dialogar para o desenvolvimento de processos pedagógicos e metodológicos mediados pelo Currículo Escolar Indígena na interface com os Saberes Culturais Tradicionais, como proposta de ensino e aprendizagem na Educação Escolar Indígena.  Nos amparamos na abordagem qualitativa e no delineamento da pesquisa participante, com as técnicas de observação, entrevistas, captação de imagens e registros escritos.  Os participantes foram 17 professores, que atuam diretamente nas escolas indígenas. Os estudos possibilitaram a sistematização de recursos escritos de narrativas orais da cultura particular de cada grupo étnico, para elaboração de atividades que possibilitem a educação cientifica em consonância com a cultura tradicional e a Educação em Ciências nas escolas indígenas.  

Biografia do Autor

Lúcia Helena Soares de Oliveira, Unioeste

Cursando o Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UNIOESTE). Licenciada em Normal Superior (UEA/2006), Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática -UFMT/UEA/REAMEC (2021) e Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia (UEA/2011). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisas: AIECAM-Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia e FOPECIM- Formação de Professores de Ciências e Matemática/PPGECEMUNIOESTE. Atualmente é professora formadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena; Educação do Campo; Processos de Ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza; alfabetização e letramento; Formação de professores e Materiais Didáticos.

Dulce Maria Strieder, Unioeste

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). É docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e cultura científica.

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Publicado

2025-11-02

Como Citar

Soares de Oliveira, L. H., & Strieder, D. M. (2025). O exercício da docência nas escolas indígenas do Baixo Rio Negro/Manaus/AM:: a transposição das narrativas orais na revitalização dos saberes culturais na Educação Escolar Indígena. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.96824

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas