O estágio com pesquisa na proposta formativa da licenciatura em matemática do IFAC – Campus Cruzeiro do Sul:

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.96531

Palavras-chave:

formação de professores, estágio com pesquisa, ensino de matemática.

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência resultante da implementação da metodologia de estágio com pesquisa na licenciatura em matemática. A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do estágio com pesquisa para a formação dos futuros professores de matemática, na licenciatura do Instituto Federal do Acre-Campus Cruzeiro do Sul. Metodologicamente, adotamos como estratégia investigativa a pesquisa narrativa, além de levantamento bibliográfico e documental, sendo os dados coletados analisados por via da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o estágio com pesquisa favorece a formação inicial dos professores que ensinam matemática, por aproximar teoria e prática, instituição formadora e lócus de estágio no trabalho, com experiências contextualizadas e, no desenvolvimento de respostas às situações-problemas, por via projeto de pesquisa e intervenção.

Biografia do Autor

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciênica e Tecnologia do Acre/ Campus Cruzeiro do Sul; Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - NITEPES

José Júlio César do Nascimento Araújo, Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciênica e Tecnologia do Acre/ Campus Rio Branco; Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

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Publicado

2025-11-02

Como Citar

Nicácio, M. de L., & Araújo, J. J. C. do N. (2025). O estágio com pesquisa na proposta formativa da licenciatura em matemática do IFAC – Campus Cruzeiro do Sul: : relato de experiência. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.96531

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas