O estágio com pesquisa na proposta formativa da licenciatura em matemática do IFAC – Campus Cruzeiro do Sul:
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.96531Palavras-chave:
formação de professores, estágio com pesquisa, ensino de matemática.Resumo
O artigo apresenta um relato de experiência resultante da implementação da metodologia de estágio com pesquisa na licenciatura em matemática. A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do estágio com pesquisa para a formação dos futuros professores de matemática, na licenciatura do Instituto Federal do Acre-Campus Cruzeiro do Sul. Metodologicamente, adotamos como estratégia investigativa a pesquisa narrativa, além de levantamento bibliográfico e documental, sendo os dados coletados analisados por via da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o estágio com pesquisa favorece a formação inicial dos professores que ensinam matemática, por aproximar teoria e prática, instituição formadora e lócus de estágio no trabalho, com experiências contextualizadas e, no desenvolvimento de respostas às situações-problemas, por via projeto de pesquisa e intervenção.
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