A alfabetização de surdos na Política Nacional de Alfabetização (2019-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.92552

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização, Alfabetização, Criança surda

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa cuja finalidade foi compreender a concepção de alfabetização de crianças surdas evidenciada nas propostas de educação do Governo Bolsonaro (2019-2022), a partir da análise da Política Nacional de Alfabetização (PNA) instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Adota uma perspectiva de natureza qualitativa do tipo documental. Toma como referência teórica a concepção histórico-cultural da produção do conhecimento. Discute, assim, a concepção de alfabetização assumida no governo Bolsonaro a partir da análise da PNA em diálogo com outros atores governamentais e não-governamentais. Conclui que o discurso dos gestores públicos responsáveis pela educação de surdos e pela implementação das políticas no governo Bolsonaro é contraditório, pois, ao mesmo tempo que defende a histórica bandeira de luta pela educação bilíngue, assume a proposta de alfabetização com base no paradigma fônico — bandeira do governo Bolsonaro — para crianças ouvintes e igualmente para crianças surdas.

Biografia do Autor

Ednalva Gutierrez Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil; Professora Adjunta - aposentada, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil..

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) é pós-doutorado na Universidade da California, Berkeley, California, Estados Unidos. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, políticas de alfabetização e história da alfabetização de crianças.

Ericler Oliveira Gutierrez, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil; Professora Adjunta, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Rodrigues, E. G., Gontijo, C. M. M., & Gutierrez, E. O. (2025). A alfabetização de surdos na Política Nacional de Alfabetização (2019-2022). Educar Em Revista, e92552. https://doi.org/10.1590/1984-0411.92552

Edição

Seção

Demanda Contínua