Como nossos pais
atividades extraescolares e a transmissão da herança cultural
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95853Palavras-chave:
Atividades Extraescolares, Estratégias Educativas Familiares, Shadow EducationResumo
O artigo explora como a participação de crianças e adolescentes em atividades extraescolares pode constituir uma via de transmissão da herança cultural, mediando a passagem, dos pais aos filhos, de práticas e costumes que representam o que é valorizado pelo grupo familiar. A análise baseia-se em entrevistas realizadas com 13 jovens da cidade de São Paulo e tem como foco os relatos e as percepções desses jovens sobre a influência de seus familiares em relação à participação em diferentes tipos de atividades extraescolares, como cursos de idiomas, preparatórios para o vestibular, atividades esportivas, aulas de música etc. Entre outros aspectos, destaca-se que, na maior parte dos casos, ocorre um processo bem-sucedido de transmissão da herança, com o desenvolvimento do gosto pelas atividades que são valorizadas pelo grupo familiar, em um processo que tende a favorecer a conservação dos estilos de vida entre as gerações e que acentua o deslocamento das decisões sobre as experiências de formação para o âmbito privado.
Referências
ADRIÃO, Theresa. Escolas charter nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública. Educação e Filosofia, v. 28, n. especial, p. 263-282, 2014. https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613
ALMEIDA, Ana Maria; NOGUEIRA, Maria Alice (Org.). A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002.
AURINI, Janice; DAVIES, Scott. The transformation of private tutoring: education in a franchise form. Canadian Journal of Sociology, v. 29, n. 3, p. 419-438, 2004. https://doi.org/10.2307/3654674
BERTONCELO, Edson Ricardo. O espaço das classes sociais no Brasil. Tempo Social, v. 28, n. 2, p. 73-104, 2016. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.110534
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2013.
BOURDIEU, Pierre. A distinção. Porto Alegre: Zouk, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Petrópolis: Vozes, 2019.
BRANDÃO, Zaia; LELLIS, Isabel. Elites acadêmicas escolarização dos filhos. Educação e Sociedade, v. 24, n. 83, p. 509-526, 2003. https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000200011
BRAY, Mark. The shadow education system: private tutoring and its implications for planners. Paris: UNESCO, 2007. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000118486
BRAY, Mark. Exacerbating or Reducing Disparities? The Global Expansion of Shadow Education and Implications for the Teaching Profession. International Council on Education for Teaching (ICET), 59th World Assembly, Japão, 2015. https://hub.hku.hk/bitstream/10722/222068/1/Content.pdf
BRAY, Mark. Educação sombra na África: tutoria privada e suas implicações para as políticas públicas. Hong Kong: Comparative Education Research Centre (CERC), 2021. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379394
BRAY, Mark. Educação na sombra na América Latina: montando o quebra-cabeças. Revista Española de Pedagogia, n. 288, 2024. https://doi.org/10.22550/2174-0909.4059
BRAY, Mark; KWOK, Percy. Demand for private supplementary tutoring: conceptual considerations, and socio-economic patterns in Hong Kong. Economics of Education Review, n. 22, p. 611-620, 2003. https://doi.org/10.1016/S0272-7757(03)00032-3
BUCHMANN, Claudia; CONDRON, Dennis; ROSCIGNO, Vincent. Shadow Education, American Style: test preparation, the SAT and college enrollment. Social Forces, v. 89, n. 2, p. 435-461, 2010. https://doi.org/10.1353/sof.2010.0105
CARVALHO, Marília; SENKEVICS, Adriano; LOGES, Tatiana. O sucesso escolar de meninas de camadas populares: qual o papel da socialização familiar? Educação e Pesquisa, v. 40, n. 3, p. 717-734, 2014. https://doi.org/10.1590/s1517-97022014091637
COSTA, Jorge; NETO-MENDES, António; VENTURA, Alexandre. As explicações em estudo de caso: alguns dados da cidade de Aquarela. Revista Lusófona de Educação, v. 13, p. 81-88, 2009. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/551
ENTRICH, Steve. German and Japanese education in the shadow – do out-of-school lessons really contribute to class reproduction? The International Academic Forum (IAFOR) Journal of Education, v. 2, 2014. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1080366.pdf
FUNG, Anthony. Cram Schooling in Hong Kong: The Privatization of Public Education. Asian Anthropology, v. 2, n.1, p. 179-195, 2003. https://doi.org/10.1080/1683478X.2003.10552535
GALVÃO, Fernando Vizzoto. Uma análise das práticas de ensino suplementar no contexto brasileiro. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GOMES, Candido Alberto; VARGAS, Adriana; PAIVA, Giovanni; RODRÍGUES, Gleicivan; PEREIRA, Laudicéia; VIANA, Rosangela. Sistema educativo sombra: recortes no Brasil e em Portugal. Revista Ibero-Americana de Educação, n. 52/6, p. 1-14, 2010. https://doi.org/10.35362/rie5261768
HUSSEIN, Mansour. Private tutoring: a hidden educational problem. Educational Studies in Mathematics, v. 18, n. 1, p. 91-96, 1987. https://www.jstor.org/stable/3482507
LAREAU, Annette. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista, n. 46, p. 13-82, 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-46982007000200002
LINHART, Danièle. Modernização e precarização da vida no trabalho. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil III. São Paulo: Boitempo, 2014. p.45-54.
NASCIMENTO, Andréa. Os explicadores: das “sombras” ao ensino paralelo. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/14885
NOGUEIRA, Maria Alice. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 133-144, 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000200011
SILVEIRINHA, Teresa Isabel. O fenômeno das explicações: oferta, procura e implicações no 12º ano em estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2007.
SINGLY, François de. A apropriação da herança cultural. Educação e Realidade, v. 34, n. 1, p. 9-32, 2009. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8455
SOUTHGATE, Darby. Determinants of shadow education: a cross-national analysis. Tese (Doutorado em Sociologia) ‒ Ohio State University, 2009. https://etd.ohiolink.edu/acprod/odb_etd/etd/r/1501/10?clear=10&p10_accession_num=osu1259703574
STEVENSON, David; BAKER, David. Shadow education and allocation in formal schooling: transition to university in Japan. American Journal of Sociology, v. 97, n. 6, p. 1639-1657, 1992. https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/229942
SULZ, Juliana; NOGUEIRA, Maria Alice. A “escola fora da escola”: o mercado de serviços paraescolares na cidade de Belo Horizonte (MG). Perspectivas em Diálogo, v. 10, n. 25, p. 377-396, 2023.
WHEWELL, William. On the principles of English university education. Londres: John W. Parker, 1838.
ZHANG, Wei. Taming the wild horse of shadow education: the global expansion of private tutoring and regulatory responses. New York: Routledge, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.