Como nossos pais

atividades extraescolares e a transmissão da herança cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.95853

Palavras-chave:

Atividades Extraescolares, Estratégias Educativas Familiares, Shadow Education

Resumo

O artigo explora como a participação de crianças e adolescentes em atividades extraescolares pode constituir uma via de transmissão da herança cultural, mediando a passagem, dos pais aos filhos, de práticas e costumes que representam o que é valorizado pelo grupo familiar. A análise baseia-se em entrevistas realizadas com 13 jovens da cidade de São Paulo e tem como foco os relatos e as percepções desses jovens sobre a influência de seus familiares em relação à participação em diferentes tipos de atividades extraescolares, como cursos de idiomas, preparatórios para o vestibular, atividades esportivas, aulas de música etc. Entre outros aspectos, destaca-se que, na maior parte dos casos, ocorre um processo bem-sucedido de transmissão da herança, com o desenvolvimento do gosto pelas atividades que são valorizadas pelo grupo familiar, em um processo que tende a favorecer a conservação dos estilos de vida entre as gerações e que acentua o deslocamento das decisões sobre as experiências de formação para o âmbito privado. 

Biografia do Autor

Fernando Vizotto Galvão, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Galvão, F. V. (2025). Como nossos pais: atividades extraescolares e a transmissão da herança cultural. Educar Em Revista, e95853. https://doi.org/10.1590/1984-0411.95853

Edição

Seção

DOSSIÊ A sociologia das relações família-escola: reconfigurações sociais e novas perspectivas analíticas e metodológicas