Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan UFSM

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, formação de professores, teoria, prática, reconhecimento do outro.

Resumo

A discussão sobre a formação de professores no Brasil parece seguir o deslocamento do polo da teoria para o polo da prática, ou seja, do “dever ser” ao “fazer” do professor, acompanhando a mudança de paradigma que norteou o surgimento da compreensão moderna do conhecimento. Entretanto, o que se observa no modelo proposto, subjacente à legislação, é uma tentativa extremamente problemática de minimizar a sua distância, na medida em que apenas se afirma de outro modo a mesma dicotomia. Não há uma solução ou equacionamento correto, pois somente se diluiu a prática ao longo do percurso teórico, sem compreender devidamente o significado da virada da prática. Por isso, o objetivo do texto é propor uma reformulação do dilema entre teoria e prática desenvolvido pela educação brasileira, enquanto cristalizado nas normativas sobre a formação de professores, a partir da reflexão sobre uma Filosofia da Educação inspirada na teoria do reconhecimento social do outro.

Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, UFSM

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e Professor de Filosofia da Educação e de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graudação - Mestrado e Doutorado - CE/UFSM. Pesquisador do CNPq. 

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Como Citar

Trevisan, A. L. (2011). Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática. Educar Em Revista, 27(42), p. 195–212. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16862

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