Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Buscar
Buscar
Pesquisar termo
Filtros avançados
De
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Até
Ano
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Mês
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Dia
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Autor
Buscar
Resultado da pesquisa
Found 73 items.
Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis
Maria Carolina da Silva Caldeira, Rita de Cássia Prazeres Frangella
e95436
2024-08-27
Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia
Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
e87484
2024-05-02
A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)
Ana Luísa Paz, Jorge Ramos do Ó
p. 19-36
2017-11-23
Brasil, Colombia y México. Políticas curriculares recientes para la enseñanza de la historia y las ciencias sociales en la educación básica y la formación inicial del profesorado
Léia Adriana da Silva Santiago, Martha Cecilia Gutiérrez Giraldo, Paulina Latapi Escalante
2021-09-27
Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame
Rodrigo Saballa de Carvalho, Roberto Rafael Dias da Silva
p. 173-190
2017-02-25
Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita
Bonnie Axer, Jade Juliane Dias, Rosalva de Cássia Rita Drummond
e93101
2024-08-27
O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental
Luis Fernando Cerri, Maria Paula Costa
2021-09-27
Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
Bárbara Rocha Souza, Veronica Borges
e85938
2023-05-22
Corpo lésbico, história e formação docente: agenciando existência e visibilidade para criação de possíveis no/com o currículo
Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari, Marlucy Alves Paraíso
2021-06-08
Quando o currículo se torna passarela para a diferença
George Souza de Melo, Anna Luiza A R Martins de Oliveira
2020-12-21
Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire
Juliana Rezende Torres, Lourdes de Fátima Bezerra Carril
2021-05-10
Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes
Beatriz Vieira Magdaleno, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
e89738
2024-07-19
O ensino de Ciências do 1.º grau nas escolas brasileira e norte-americana: uma comparação de seus currículos
Karl Michael Lorenz, Araci Asinelli da Luz, Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Célia Fink Brandt, Tânia Brandt Santos
p. 47-56
Avaliação das capacidades de leitura
Suzana dos Santos Gomes
p. 221-236
2017-02-25
Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola
Maria Santos, Elizabeth Macedo
2022-12-21
Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte
Kátia Evangelista Regis, Guilherme Basílio
p. 33-60
2018-06-12
Escolas Internacionais e bilíngues como representação global de currículos internacionalizados na Educação Básica brasileira
Juares Silva Thiesen
e94402
2024-12-16
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94402
Políticas curriculares no campo da alfabetização no Brasil: dos avanços teórico-epistemológico-didáticos ao apagão contemporâneo
Solange Alves de Oliveira-Mendes, Carlinda Leite
e93007
2024-08-27
Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas
Ivone Maria Mendes Silva, Nauíra Zanardo Zanin
e88555
2024-05-03
Currículo e saberes docentes: o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professores
Maria Luiza Oswald, Sonia Kramer
p. 15-37
Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação
André Vitor Fernandes dos Santos, Juliana Marsico, Cecília dos Santos Oliveira
2022-12-21
Os conhecimentos e sujeitos da Educação Ambiental: historicizando experiências formativas no Parque Nacional de Itatiaia (1937-2020)
Kemily Toledo-Quiroga, Marcia Serra Ferreira
2022-12-22
Limites democráticos de um projeto de formação comum a todos
Talita Vidal Pereira, Matheus Saldanha do Amaral Reis
2022-12-21
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
Albert Alan de Sousa Cordeiro, Sônia Maria da Silva Araújo
e85819
2023-10-06
Currículo, Gobierno y Sociedad: la educación media y la formación de sujetos sociales en Colombia (1956 - 2015)
Luis Fernando Vásquez Zora
2022-12-21
Relação sujeito/conhecimento nas políticas de currículo da educação em ciências dos últimos tempos: contribuições pós-estruturais ao debate
Clívio Pimentel Júnior
2022-12-21
Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença
Sirley Lizott Tedeschi, Ruth Pavan
2022-12-21
Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores
Nádia G Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
2021-09-27
Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC
Marina Meira, Alicia Bonamino
2021-12-06
Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!
Mauro Cezar Coelho, Wilma Nazaré Baía Coelho
2021-09-27
BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis
Adriana Soares Ralejo, Rafaela Albergaria Mello, Mariana de Oliveira Amorim
2021-09-27
Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola
Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Flávia Eloisa Caimi
2021-09-27
Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History Standards
Amilcar Araujo Pereira, Jessika Rezende Souza da Silva
2021-09-27
Saber docente e experiências com feminismos: reconfigurações curriculares insurgentes
Carmen Teresa Gabriel, Natália Rodrigues Mendes
2020-12-20
Direito de vida e morte em um currículo de Biologia
Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
2020-12-20
A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem
Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
2021-06-08
A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico
Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
p. 229-246
2015-03-13
Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção
Juares Silva Thiesen
p. 253-268
2013-07-30
Exploração de necessidades socio-educativas e análise de modelos formativos de educação ambiental com caráter experimental
Vilma Maria Marcassa Barra
p. 111-128
2006-10-20
Discutindo o currículo por dentro: contribuições da pesquisa etnográfica
Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt, Tânia Maria F. Braga Garcia
p. 139-149
Currículo em educação especial: tendências e debates
Laura Ceretta Moreira, Roseli C. Rocha de C. Baumel
p. 125-137
Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade
Monica Ribeiro da Silva
p. 111-123
Currículo para os pequenos: o espaço em discussão!
Gizele de Souza
p. 79-99
Currículo, cultura e formação de professores
Antonio Flavio Barbosa Moreira
p. 39-52
Literatura no currículo de Pedagogia: um território em disputa?
Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Marly Amarilha
e86011
2023-10-11
Entre a prescrição curricular e as práticas docentes
o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário
Guilherme Moerbeck, Anderson Araujo-Oliveira
e84470
2024-11-28
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.84470
A base nacional comum curricular: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais
Ana Claudia Urban, Tiago Costa Sanches
e91090
2024-11-29
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91090
Educação Interprofissional na Graduação em Saúde: aspectos avaliativos da implantação na Faculdade de Medicina de Marília (Famema)
Rinaldo Henrique Aguilar da Silva
p. 159-175
2011-04-29
A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola
Everaldo Nunes de Farias Filho, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
2021-10-25
Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná
Zélia Milléo Pavão, Nilcéa Maria de Siqueira Pedra, Maria Lucia Alves do Socorro, José Alberto Pedra
p. 5-39
DOI:
https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35402
A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular
Marlene Rosa Cainelli
p. 187-198
O cuidado em comunidades de pesca: reflexões sobre e para o currículo da Educação Infantil
Suzana Marcolino, Adelaide Alves Dias
e88547
2024-05-03
"Um banquete literário”
um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente
Débora Cristina de Araujo, Joelma dos Santos Rocha Trancoso
e88508
2024-12-03
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508
A complexificação da definição curricular
Nilcéia Maria de Siqueira Pedra
p. 59-66
DOI:
https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35406
Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais
Christiane Caetano Martins Fernandes, Fabiany de Cássia Tavares Silva
e88350
2024-11-29
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88350
Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil
Irineu Mário Colombo, Carmen Mazepa Ballão
p. 171-186
2014-06-24
Democracia e diferença em tramas político-curriculares contemporâneas: o Escola Sem Homofobia em análise
José Rafael Barbosa Rodrigues, Josenilda Maués
2020-12-21
Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres
Márcia Alves da Silva
p. 247-260
2015-03-16
Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas
Maria Celeste Reis Fernandes Souza, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
p. 261-276
2015-03-18
Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do Ensino Médio e o vestibular.
Jean Mac Cole Tavares Santos
p. 195-205
2011-05-30
As fragilidades do PISA, um protagonista global em políticas educacionais
João Luiz Horta Neto
e93646
2024-12-06
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93646
EVALUACIÓN DE HABILIDADES EN MATEMÁTICA Y COMPRENSIÓN LECTORA EN ESTUDIANTES QUE INGRESAN A PEDAGOGÍA EN EDUCACIÓN BÁSICA: UN ESTUDIO COMPARATIVO EN DOS UNIVERSIDADES DEL CONSEJO DE RECTORES, CHILE.
Pedro Rodrigo Sandoval Rubilar, Miguel Frit Carrillo, Ana Carolina Maldonado Fuentes, Francisco Rodríguez Alveal
p. 73-102
Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
Fabiany de Cássia Tavares Silva, Christiane Caetano Martins Fernandes
225-241
2019-12-06
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
Cristina Manuela Sá, Luciana Mesquita
2020-07-20
Aulas de História: questões do/no tempo presente
Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
p. 165-182
2015-09-23
Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas.
Áurea Regina Guimarães Thomazi, Thania Mara Teixeira Asinelli
p. 181-195
O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil
Eliana Borges Correia de Albuquerque, Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral, Maria da Conceição Lira da Silva
e93017
2024-08-27
Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação
Mailsa Carla Pinto Passos
p. 227-242
2013-10-22
Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Letícia Santos da Cruz, Patrícia Corsino, Ludmila Thomé de Andrade
e93016
2024-08-27
Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
e93014
2024-08-27
O GERME e a estetização da existência na educação física escolar
Renato Cavalcanti Novaes, Felipe da Silva Triani, Silvio de Cassio Costa Telles
e94741
2024-12-16
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.94741
Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?
Jaqueline Luzia da Silva
e92981
2024-08-27
Currículo, alfabetização e interseccionalidade na educação de pessoas surdas
Claudio Eduardo de Resende Alves, Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves, Luciana Aparecida Guimarães de Freitas
e92896
2024-08-27
1 a 73 de 73 itens
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed