• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo

Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná

 
Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Atual
  • Arquivos
  • Anúncios
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Periódicos UFPR
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 73 items.
  • Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis

    Maria Carolina da Silva Caldeira, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    e95436
    2024-08-27
  • Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia

    Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
    e87484
    2024-05-02
  • A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (final do século XIX a início do século XX)

    Ana Luísa Paz, Jorge Ramos do Ó
    p. 19-36
    2017-11-23
  • Brasil, Colombia y México. Políticas curriculares recientes para la enseñanza de la historia y las ciencias sociales en la educación básica y la formación inicial del profesorado

    Léia Adriana da Silva Santiago, Martha Cecilia Gutiérrez Giraldo, Paulina Latapi Escalante
    2021-09-27
  • Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame

    Rodrigo Saballa de Carvalho, Roberto Rafael Dias da Silva
    p. 173-190
    2017-02-25
  • Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita

    Bonnie Axer, Jade Juliane Dias, Rosalva de Cássia Rita Drummond
    e93101
    2024-08-27
  • O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental

    Luis Fernando Cerri, Maria Paula Costa
    2021-09-27
  • Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”

    Bárbara Rocha Souza, Veronica Borges
    e85938
    2023-05-22
  • Corpo lésbico, história e formação docente: agenciando existência e visibilidade para criação de possíveis no/com o currículo

    Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari, Marlucy Alves Paraíso
    2021-06-08
  • Quando o currículo se torna passarela para a diferença

    George Souza de Melo, Anna Luiza A R Martins de Oliveira
    2020-12-21
  • Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire

    Juliana Rezende Torres, Lourdes de Fátima Bezerra Carril
    2021-05-10
  • Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes

    Beatriz Vieira Magdaleno, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
    e89738
    2024-07-19
  • O ensino de Ciências do 1.º grau nas escolas brasileira e norte-americana: uma comparação de seus currículos

    Karl Michael Lorenz, Araci Asinelli da Luz, Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Célia Fink Brandt, Tânia Brandt Santos
    p. 47-56
  • Avaliação das capacidades de leitura

    Suzana dos Santos Gomes
    p. 221-236
    2017-02-25
  • Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola

    Maria Santos, Elizabeth Macedo
    2022-12-21
  • Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte

    Kátia Evangelista Regis, Guilherme Basílio
    p. 33-60
    2018-06-12
  • Escolas Internacionais e bilíngues como representação global de currículos internacionalizados na Educação Básica brasileira

    Juares Silva Thiesen
    e94402
    2024-12-16
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94402
  • Políticas curriculares no campo da alfabetização no Brasil: dos avanços teórico-epistemológico-didáticos ao apagão contemporâneo

    Solange Alves de Oliveira-Mendes, Carlinda Leite
    e93007
    2024-08-27
  • Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas

    Ivone Maria Mendes Silva, Nauíra Zanardo Zanin
    e88555
    2024-05-03
  • Currículo e saberes docentes: o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professores

    Maria Luiza Oswald, Sonia Kramer
    p. 15-37
  • Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação

    André Vitor Fernandes dos Santos, Juliana Marsico, Cecília dos Santos Oliveira
    2022-12-21
  • Os conhecimentos e sujeitos da Educação Ambiental: historicizando experiências formativas no Parque Nacional de Itatiaia (1937-2020)

    Kemily Toledo-Quiroga, Marcia Serra Ferreira
    2022-12-22
  • Limites democráticos de um projeto de formação comum a todos

    Talita Vidal Pereira, Matheus Saldanha do Amaral Reis
    2022-12-21
  • Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira

    Albert Alan de Sousa Cordeiro, Sônia Maria da Silva Araújo
    e85819
    2023-10-06
  • Currículo, Gobierno y Sociedad: la educación media y la formación de sujetos sociales en Colombia (1956 - 2015)

    Luis Fernando Vásquez Zora
    2022-12-21
  • Relação sujeito/conhecimento nas políticas de currículo da educação em ciências dos últimos tempos: contribuições pós-estruturais ao debate

    Clívio Pimentel Júnior
    2022-12-21
  • Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença

    Sirley Lizott Tedeschi, Ruth Pavan
    2022-12-21
  • Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores

    Nádia G Gonçalves, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
    2021-09-27
  • Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC

    Marina Meira, Alicia Bonamino
    2021-12-06
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!

    Mauro Cezar Coelho, Wilma Nazaré Baía Coelho
    2021-09-27
  • BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis

    Adriana Soares Ralejo, Rafaela Albergaria Mello, Mariana de Oliveira Amorim
    2021-09-27
  • Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola

    Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Flávia Eloisa Caimi
    2021-09-27
  • Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History Standards

    Amilcar Araujo Pereira, Jessika Rezende Souza da Silva
    2021-09-27
  • Saber docente e experiências com feminismos: reconfigurações curriculares insurgentes

    Carmen Teresa Gabriel, Natália Rodrigues Mendes
    2020-12-20
  • Direito de vida e morte em um currículo de Biologia

    Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
    2020-12-20
  • A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem

    Alessandra Rodrigues, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
    2021-06-08
  • A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico

    Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
    p. 229-246
    2015-03-13
  • Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção

    Juares Silva Thiesen
    p. 253-268
    2013-07-30
  • Exploração de necessidades socio-educativas e análise de modelos formativos de educação ambiental com caráter experimental

    Vilma Maria Marcassa Barra
    p. 111-128
    2006-10-20
  • Discutindo o currículo por dentro: contribuições da pesquisa etnográfica

    Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt, Tânia Maria F. Braga Garcia
    p. 139-149
  • Currículo em educação especial: tendências e debates

    Laura Ceretta Moreira, Roseli C. Rocha de C. Baumel
    p. 125-137
  • Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade

    Monica Ribeiro da Silva
    p. 111-123
  • Currículo para os pequenos: o espaço em discussão!

    Gizele de Souza
    p. 79-99
  • Currículo, cultura e formação de professores

    Antonio Flavio Barbosa Moreira
    p. 39-52
  • Literatura no currículo de Pedagogia: um território em disputa?

    Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Marly Amarilha
    e86011
    2023-10-11
  • Entre a prescrição curricular e as práticas docentes o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário

    Guilherme Moerbeck, Anderson Araujo-Oliveira
    e84470
    2024-11-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84470
  • A base nacional comum curricular: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais

    Ana Claudia Urban, Tiago Costa Sanches
    e91090
    2024-11-29
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91090
  • Educação Interprofissional na Graduação em Saúde: aspectos avaliativos da implantação na Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

    Rinaldo Henrique Aguilar da Silva
    p. 159-175
    2011-04-29
  • A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola

    Everaldo Nunes de Farias Filho, Carmen Roselaine de Oliveira Farias
    2021-10-25
  • Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná

    Zélia Milléo Pavão, Nilcéa Maria de Siqueira Pedra, Maria Lucia Alves do Socorro, José Alberto Pedra
    p. 5-39
    DOI: https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35402
  • A história ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular

    Marlene Rosa Cainelli
    p. 187-198
  • O cuidado em comunidades de pesca: reflexões sobre e para o currículo da Educação Infantil

    Suzana Marcolino, Adelaide Alves Dias
    e88547
    2024-05-03
  • "Um banquete literário” um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente

    Débora Cristina de Araujo, Joelma dos Santos Rocha Trancoso
    e88508
    2024-12-03
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508
  • A complexificação da definição curricular

    Nilcéia Maria de Siqueira Pedra
    p. 59-66
    DOI: https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35406
  • Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais

    Christiane Caetano Martins Fernandes, Fabiany de Cássia Tavares Silva
    e88350
    2024-11-29
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.88350
  • Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil

    Irineu Mário Colombo, Carmen Mazepa Ballão
    p. 171-186
    2014-06-24
  • Democracia e diferença em tramas político-curriculares contemporâneas: o Escola Sem Homofobia em análise

    José Rafael Barbosa Rodrigues, Josenilda Maués
    2020-12-21
  • Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres

    Márcia Alves da Silva
    p. 247-260
    2015-03-16
  • Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas

    Maria Celeste Reis Fernandes Souza, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
    p. 261-276
    2015-03-18
  • Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do Ensino Médio e o vestibular.

    Jean Mac Cole Tavares Santos
    p. 195-205
    2011-05-30
  • As fragilidades do PISA, um protagonista global em políticas educacionais

    João Luiz Horta Neto
    e93646
    2024-12-06
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.93646
  • EVALUACIÓN DE HABILIDADES EN MATEMÁTICA Y COMPRENSIÓN LECTORA EN ESTUDIANTES QUE INGRESAN A PEDAGOGÍA EN EDUCACIÓN BÁSICA: UN ESTUDIO COMPARATIVO EN DOS UNIVERSIDADES DEL CONSEJO DE RECTORES, CHILE.

    Pedro Rodrigo Sandoval Rubilar, Miguel Frit Carrillo, Ana Carolina Maldonado Fuentes, Francisco Rodríguez Alveal
    p. 73-102
  • Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação

    Fabiany de Cássia Tavares Silva, Christiane Caetano Martins Fernandes
    225-241
    2019-12-06
  • Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo

    Cristina Manuela Sá, Luciana Mesquita
    2020-07-20
  • Aulas de História: questões do/no tempo presente

    Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
    p. 165-182
    2015-09-23
  • Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas.

    Áurea Regina Guimarães Thomazi, Thania Mara Teixeira Asinelli
    p. 181-195
  • O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil

    Eliana Borges Correia de Albuquerque, Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral, Maria da Conceição Lira da Silva
    e93017
    2024-08-27
  • Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação

    Mailsa Carla Pinto Passos
    p. 227-242
    2013-10-22
  • Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

    Letícia Santos da Cruz, Patrícia Corsino, Ludmila Thomé de Andrade
    e93016
    2024-08-27
  • Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto

    Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
    e93014
    2024-08-27
  • O GERME e a estetização da existência na educação física escolar

    Renato Cavalcanti Novaes, Felipe da Silva Triani, Silvio de Cassio Costa Telles
    e94741
    2024-12-16
    DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94741
  • Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?

    Jaqueline Luzia da Silva
    e92981
    2024-08-27
  • Currículo, alfabetização e interseccionalidade na educação de pessoas surdas

    Claudio Eduardo de Resende Alves, Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves, Luciana Aparecida Guimarães de Freitas
    e92896
    2024-08-27
1 a 73 de 73 itens

Palavras-chave

Idioma

  • Deutsch
  • English
  • Español (España)
  • Français (Canada)
  • Italiano
  • Português (Brasil)

Enviar Submissão

Enviar Submissão
Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.