Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88350Palavras-chave:
Comunidades Disciplinares, Currículo, Educação Física, Região Centro-OesteResumo
Este trabalho toma, como fontes e objetos, textos/documentos curriculares (TDC) prescritos, produzidos na
região Centro-Oeste do Brasil, especificamente pelas redes estaduais de ensino do Distrito Federal (DF) e de
Mato Grosso do Sul (MS), em período posterior à homologação da Base Nacional Comum Curricular- BNCC
(Brasil, 2017), com a perspectiva de apreender as formas de intervenção objetiva/subjetiva operada pelas
comunidades disciplinares envolvidas na elaboração. Particulariza-se o componente curricular Educação Física
(EF), ofertado aos anos finais do Ensino Fundamental, cujas análises estão suportadas por aproximações ao
Ciclo de Políticas (Ball, 1994; Bowe; Ball; Gold, 1992) e pela concepção relacional de Pierre Bourdieu. Concluise que a escolha das comunidades não consegue ultrapassar uma tradição utilitária e pedagógica. Ao mesmo
tempo, a seleção do conhecimento padronizado passa a existir como conhecimento profissional identificado,
com valores estabelecidos e organizados disciplinarmente.
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