Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.88350

Palavras-chave:

Comunidades Disciplinares, Currículo, Educação Física, Região Centro-Oeste

Resumo

Este trabalho toma, como fontes e objetos, textos/documentos curriculares (TDC) prescritos, produzidos na
região Centro-Oeste do Brasil, especificamente pelas redes estaduais de ensino do Distrito Federal (DF) e de
Mato Grosso do Sul (MS), em período posterior à homologação da Base Nacional Comum Curricular- BNCC
(Brasil, 2017), com a perspectiva de apreender as formas de intervenção objetiva/subjetiva operada pelas
comunidades disciplinares envolvidas na elaboração. Particulariza-se o componente curricular Educação Física
(EF), ofertado aos anos finais do Ensino Fundamental, cujas análises estão suportadas por aproximações ao
Ciclo de Políticas (Ball, 1994; Bowe; Ball; Gold, 1992) e pela concepção relacional de Pierre Bourdieu. Concluise que a escolha das comunidades não consegue ultrapassar uma tradição utilitária e pedagógica. Ao mesmo
tempo, a seleção do conhecimento padronizado passa a existir como conhecimento profissional identificado,
com valores estabelecidos e organizados disciplinarmente.

Biografia do Autor

Christiane Caetano Martins Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso
do Sul, Brasil; Técnica-docente, Secretaria de Educação do Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Docente Titular, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Martins Fernandes, C. C., & Tavares Silva, F. de C. (2024). Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais. Educar Em Revista, 40(1), e88350. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88350

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