Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
V. 40 CURITIBA 2024
V. 40 CURITIBA 2024
Publicado:
2024-04-30
Ser editora, ser editor, no movimento onduloso
Catarina Moro, Angela Maria Scalabrin Coutinho
e97572
PDF
Demanda Contínua
O que sabemos sobre formar professores/as no contexto das disputas educacionais no Brasil?
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
e86000
PDF
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
Walter Kohan, Magda Costa Carvalho
e86627
PDF
Concepções de currículo expressas nos projetos pedagógicos de formação inicial de professores do Campo na Amazônia
Tânia Mara Rezende Machado, Paulo Vinícius Baptista da Silva
e87484
PDF
A atuação institucional do Ministério Público para a promoção da qualidade da Educação Básica
Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana Aparecida Dragone Silveira
e88001
PDF
A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista
Maria Flávia Batista Lima, Gladys Beatriz Barreyro
e88326
PDF
Influências da política educacional no sindicalismo docente brasileiro
Marta Rosani Taras Vaz, Gisele Masson
e89369
PDF
Construção colaborativa da BNCC: vozes dissonantes
Beatriz Vieira Magdaleno, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
e89738
PDF
Uma década e meia da Lei 11.645/08: o que mudou nas licenciaturas do Campus Floresta - UFAC?
José Alessandro Cândido da Silva
e89842
PDF
Contextos de escolas e processos educativos na e da educação infantil do campo, Abaetetuba, Pará
Eliana Campos Pojo Toutonge, Rosenildo da Costa Pereira
e89870
PDF
O financiamento da educação de jovens e adultos (EJA): elemento contraditório do direito à educação
Francislene Santos Castro, Rosana Evangelista da Cruz
e89940
PDF
Da história das culturas escolares à história das culturas infantis no Oitocentos paranaense: uma primeira aproximação por meio de egodocumentos
Juarez José Tuchinski dos Anjos
e89959
PDF
Reprovação escolar no Ensino Fundamental: análise da diferença dos índices nos anos iniciais e finais
Natália Gil, Delci Heinle Klein, Regina Scherer
e90026
PDF
Uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos
Ana Paula dos Santos de Sá, Luiz Roberto Gomes
e90361
PDF
Gestão da Educação Infantil: desafios, necessidades e possibilidades
Fabiana Silva Fernandes
e90387
PDF
PDF (English)
A falsa missão francesa e o ensino da arte: apontamentos para uma história outra
Kelly Sabino
e90506
PDF
Reflexões sobre as orientações da Unesco para a oferta da educação em prisões
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone Fátima Flach
e82342
PDF
Formação do professor de dança para o contexto escolar
visões e realizações no passo da experiência
Cecília Silvano Batalha, Giseli Barreto da Cruz
e84257
PDF
PDF-T (English)
Os Conceitos de construtos e de saberes da docência na visão da complexidade
Mônica Aparecida Roodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens
e84349
PDF
A base nacional comum curricular: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais
Ana Claudia Urban, Tiago Costa Sanches
e91090
PDF
Entre a prescrição curricular e as práticas docentes
o currículo de Ciências Humanas da escola do Quebec e o seu ensino no primário
Guilherme Moerbeck, Anderson Araujo-Oliveira
e84470
PDF
pdf (English)
Pedagogia Freireana e Pedagogia Histórico-Crítica
aproximações a partir do Materialismo Histórico-Dialético
João Paulo Stadler, Nancy Rosa Alba Niezwida, Marcelo Lambach
e85067
PDF
PDF_T (English)
PDF_ES (Español (España))
Educação especial na perspectiva inclusiva
uma revisão pautada no direito de todos à educação
Ana Paula Boff, Andreia de Bem Machado
e85133
PDF
Perspectivas entre educação e Estado
a formação do “novo homem” latino-americano (séculos XIX/XX)
Luciana Santos
e87149
PDF
A Arte de viver e de contar histórias
experiências de professoras na Educação Básica
Flávia Brocchetto Ramos, Roger Andrei Castro Vasconcelos, Adair de Aguiar Neitzel
e87633
PDF
Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia
Everton Bedin, Carla Susana Lopes Morais
e87730
PDF
PDF_T (English)
A Disciplina militar na escola e seu limite formativo
Vicente Zatti, Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Claudio Almir Dalbosco
e87966
PDF
Formação inicial de professores para a docência com bebês
as perspectivas de docentes, discentes e egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, Brasil
Ana Paula Cordeiro Marques Rodrigues, Silvia Helena Vieira Cruz
e88141
PDF
PDF_T (English)
Traçados acessíveis
características das produções escritas de estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Vivian Ferreira Dias, Laura Ceretta Moreira
e88215
PDF
Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais
Christiane Caetano Martins Fernandes, Fabiany de Cássia Tavares Silva
e88350
PDF
"Um banquete literário”
um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente
Débora Cristina de Araujo, Joelma dos Santos Rocha Trancoso
e88508
PDF
PDF_T (English)
Educação OnLIFE e Cidadania Digital
o desenvolvimento do pensamentocomputacional na cidade em tempos de algoritmização do mundo
Janaína Menezes, Eliane Schlemmer, Massimo Di Felice
e88519
PDF
Indagações sobre a pobreza
o que dizem as crianças matriculadas na educação infantil
Shellen de Lima Matiazzi, Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira
e88542
PDF
PDF_T
Práticas de letramentos com crianças em um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal
Gabriela Nogueira, Eneusa Mariza Pinto Xavier, Eduardo Arriada
e89481
PDF
A formação docente para o ensino superior
impasses e perspectivas para a contínua aprendizagem
Maria Aparecida Tenório Salvador, Mara Regina Lemes de Sordi
e91566
PDF
DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente
Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”
Marcia Aparecida Gobbi, Cleriston Izidro dos Anjos
e94770
PDF
PDF (English)
“O mundo aos nossos olhos e pelas nossas vozes”: o que crianças dizem sobre direitos, discriminações e diferenças, género e pobreza
Catarina Tomás, Carolina Gonçalves
e91508
PDF
PDF (English)
A participação infantil no espaço público: propostas para pensar o direito da criança ao território
Ana Sofia Silva, Natália Fernandes, Cidália Ferreira Silva
e88748
PDF
PDF (English)
Niños y niñas como sujetos políticos en la escuela, un caso de participación y conflicto en el marco del proceso constituyente chileno
Mónica Peña Ochoa
e87822
PDF (Español (España))
PDF (English)
Pesquisas sobre infâncias, crianças e cidade na Educação: tendências e desafios investigativos
Lutiane Novakowski, Fabiana de Amorim Marcello
e88548
PDF
PDF (English)
Desafios impostos ao trabalho com as crianças Sem Terrinha no contexto da Educação Infantil do Campo
Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Vieira, Valdete Côco
e88346
PDF
PDF (English)
A criança na constituição cultural, sociopolítica e educativa dos assentamentos de reforma agrária: negações e conquistas
Leila Damiana Almeida dos Sandros Souza
e88559
PDF
PDF (English)
Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais
Caroline Trapp de Queiroz, Rita Marisa Ribes Pereira
e88535
PDF
PDF (English)
Pensar a cidade, os movimentos sociais e a Educação: aportes de Richard Sennet
Maria Carmen Silveira Barbosa, Carolina Gobbato, Claines Kremer
e89104
PDF
PDF (English)
Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP)
Marineide de Oliveira Gomes
e80353
PDF
PDF (English)
Representándonos. Una reflexión situada de ciertos contenidos transversales de las ciencias sociales desde una perspectiva intercultural
Noelia Enriz
e88541
PDF (Español (España))
Crianças Kaingang em Espaços Urbanos: Aprendizagens Culturais e Sustentabilidade Indígena no Paraná
Rosângela Célia Faustino, Maria Simone Jacomini Novak, Lúcio Tadeu Mota
e88551
PDF
PDF (English)
Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas
Ivone Maria Mendes Silva, Nauíra Zanardo Zanin
e88555
PDF
PDF (English)
As casas de pensamentos interculturais colombianas: práticas pedagógicas, culturas indígenas e reflexões transnacionais
Flávio Santiago, Susy Yarley Hinestroza Rodríguez, Roberta Cristina de Paula
e88342
PDF
PDF (English)
O cuidado em comunidades de pesca: reflexões sobre e para o currículo da Educação Infantil
Suzana Marcolino, Adelaide Alves Dias
e88547
PDF
PDF (English)
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
Ranulfo Cavalari Neto, Sonia Maria Dantas Berger
e88337
PDF
PDF (English)
A criança, a cidade e o patrimônio na construção do currículo e na formação docente na educação infantil
Lenira Haddad, Maria Assunção Folque, Izabel Bezelga
e88732
PDF
PDF (English)
Educação patrimonial com crianças: memórias e produção de representações sociais sobre a cidade
Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha, Daniela Barros Silva Freire Andrade
e88528
PDF
PDF (English)
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância
Martin Kuhn, Livio Osvaldo Arenhart, Sueli Salva
e87423
PDF
PDF (English)
DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras
Currículo e alfabetização: significações em disputa na busca de outros possíveis
Maria Carolina da Silva Caldeira, Rita de Cássia Prazeres Frangella
e95436
PDF
PDF (English)
Alfabetização e cultura: por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita
Bonnie Axer, Jade Juliane Dias, Rosalva de Cássia Rita Drummond
e93101
PDF
PDF (English)
Políticas curriculares no campo da alfabetização no Brasil: dos avanços teórico-epistemológico-didáticos ao apagão contemporâneo
Solange Alves de Oliveira-Mendes, Carlinda Leite
e93007
PDF
PDF (English)
Letramento/s em Políticas Curriculares de Alfabetização: sentidos em disputa
Andréia Mello Rangel
e93106
PDF
PDF (English)
Currículos e alfabetização: entre códigos, desvios e experimentação
Andrea dos Santos Gabriel, Sandra Kretli da Silva
e93105
PDF
PDF (English)
Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
e93014
PDF
PDF (English)
O Tempo de Aprender e o silenciamento do letramento no processo de alfabetização
Ramona Graciela Alves de Mello Kappi, Darlize Teixeira de Mello
e93010
PDF
PDF (English)
A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras
Alexandre Cougo de Cougo, Sílvia Adriana Rodrigues, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
e93022
PDF
PDF (English)
A imigração venezuelana e o contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista, Roraima, Brasil: um olhar para as considerações da gestão
Leila Adriana Baptaglin, Gabrielle Oliveira
e92542
PDF
PDF (English)
O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil
Eliana Borges Correia de Albuquerque, Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral, Maria da Conceição Lira da Silva
e93017
PDF
PDF (English)
Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Letícia Santos da Cruz, Patrícia Corsino, Ludmila Thomé de Andrade
e93016
PDF
PDF (English)
El objeto de enseñanza de la alfabetización inicial en las escuelas de Educación Primaria, un campo de controversias y disputas
Carina Daniela Venanzetti, Mónica Orfilia Baez
e95850
PDF (Español (España))
Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?
Jaqueline Luzia da Silva
e92981
PDF
PDF (English)
Currículo, alfabetização e interseccionalidade na educação de pessoas surdas
Claudio Eduardo de Resende Alves, Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves, Luciana Aparecida Guimarães de Freitas
e92896
PDF
PDF (English)
DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame
Avaliações Sistêmicas
recomendações dos Organismos Internacionais para os países latino-americanos
Fabiano Antonio dos Santos, Giselle Cristina Martins Real
e96537
PDF
PDF_T (English)
A agenda global composta pelas organizações internacionais
a educação na composição do público e do privado
Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Milene Dias Amorim
e93976
PDF
PDF_T (English)
Avaliação em larga escala e estabelecimento de metas e indicadores educacionais
usos e abusos da quantofrenia
Adriana Bauer
e94095
PDF
PDF_T (English)
Avaliações em larga escala na América Latina
problematizando a qualidade da educação escolar
Cristiane Machado, Ocimar Munhoz Alavarse, Raissa de Oliveira Chappaz
e94031
PDF
PDF_T (English)
As fragilidades do PISA, um protagonista global em políticas educacionais
João Luiz Horta Neto
e93646
PDF
PDF_T (English)
A gestão da educação nacional pela via do protagonismo das avaliações em larga escala do Pisa
Carmem Lucia Albrecht da Silveira, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
e93496
PDF
PDF_T (English)
Métodos de avaliação para aprendizagem
o que evidenciam os professores de países latino-americanos no questionário contextual do PISA 2018?
Ronildo Stieg, Denilson Junio Marques Soares, Wagner dos Santos
e93764
PDF
PDF_T (English)
O projeto de capital humano do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe
aprendizagem e avaliação educacional
Ireni Marilene Zago Figueiredo, Simone Sandri, Dhyovana Guerra
e93777
PDF
PDF_T (English)
O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina
uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema
Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos
e91490
PDF_T (English)
PDF
Banco Mundial e políticas nacionais
enlaces no campo da gestão da educação básica pós-2000
Aline Bettiolo dos Santos, Elton Luiz Nardi
e93774
PDF
PDF_T (English)
A REDUCA como semeadora de consensos na América Latina
avaliação, padronização e subordinação
Mariano Moura Melgarejo, Marileia Maria da Silva
e94040
PDF
PDF_T (English)
As prescrições da UNESCO nos Relatórios Globais de Aprendizagem
uma análise sobre “Qualidade” e “Avaliação” para a Educação de Jovens e Adultos
Juliana Fatima Serraglio Pasini, Márcia Cossetin, Margarete Chimiloski Dolla
e94036
PDF
PDF_T (Español (España))
As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil
que espaço elas ocupam?
Paulo Sérgio Garcia, Nonato Assis de Miranda
e93728
PDF
PDF_T (English)
Evaluación de la práctica pedagógica en el contexto de la educación superior en Colombia
Tomás Sánchez-Amaya, Luisa Carlota Santana-Gaitán, Martha Janet Velasco-Forero
e94436
PDF_ES (Español (España))
PDF_T (English)
PDF
Las políticas de evaluación en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires
experiencias y desarrollo institucional durante las últimas décadas
Lucrecia Rodrigo
e94615
PDF_ES (Español (España))
DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"
A educação como direito humano e o direito humano à educação:
o nacional no contexto da internacionalização das políticas educacionais
Inês Barbosa de Oliveira, Antonio Flavio Barbosa Moreira
e97172
PDF
PDF_T (English)
UNESCO, Banco Mundial e OCDE
perspectivas globais sobre o direito à educação e implicações para a profissão docente
Juliana de Fátima Souza
e94756
PDF
PDF_T (English)
A influência do ideário da UNESCO nas políticas públicas educacionais direcionadas à efetividade do direito à educação no Brasil
Dirleia Fanfa Sarmento, José Antunes de Miranda, Roberto Carlos Ramos
e94841
PDF
PDF_T (English)
Educação de Jovens e Adultos S/A
impactos da agenda global no Estado do Espírito Santo, Brasil
Ivan Cardoso Oliose, Edna Castro de Oliveira
e94997
PDF
PDF_T (English)
Liberación Freiriana hoy
la emergencia de una política educativa como humanidad en la tierra - patria
Milagros Elena Rodriguez, Ivan Fortunato
e94690
PDF_ES (Español (España))
Análise crítica das reformas curriculares do Ensino Médio
implicações para o ensino de Ciências da Natureza
Nairys Costa de Freitas, Mairton Cavalcante Romeu, Maria Cleide da Silva Barroso
e94740
PDF
PDF_T (English)
Reformas viajantes
as influências internacionais nas políticas curriculares no Brasil e os desdobramentos para a garantia da educação como direito humano
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Fabiana Eckhardt
e94901
PDF
PDF_T (English)
Escolas Internacionais e bilíngues como representação global de currículos internacionalizados na Educação Básica brasileira
Juares Silva Thiesen
e94402
PDF
PDF_T (English)
O GERME e a estetização da existência na educação física escolar
Renato Cavalcanti Novaes, Felipe da Silva Triani, Silvio de Cassio Costa Telles
e94741
PDF
PDF_T (English)
Práticas sociais para uma internacionalização crítica e decolonial na universidade pública
Rosenery Loureiro Lourenço, Celi Correa Neres
e94759
PDF
PDF_T (English)
La universidad y su responsabilidad con el futuro ambiental y los derechos humanos de las nuevas generaciones
Omar Cabrales Salazar, Florentino Márquez Vargas
e94843
PDF_ES (Español (España))
PDF_T (English)
A política educativa em Angola e a garantia do direito à educação
articulação entre o contexto de influência e a produção de textos
António António, Paulino Gregório Armando Kuebo
e94760
PDF
PDF-T (English)
Você vem primeiro?
A ação da Fundação Bradesco em educação
Karne Vichiett Morgan, Miriam Fábia Alves
e94826
PDF
PDF_T (English)
O multicampo acadêmico
Darlan Pez Wociechoski, Afrânio Mendes Catani
e93860
PDF
PDF-T (English)
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão