A Disciplina militar na escola e seu limite formativo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87966Palavras-chave:
Disciplina, Militarização da Educação, Formação Humana, Platão, KantResumo
No presente artigo discute-se, com amparo em pesquisa bibliográfica, a questão da disciplina militar transposta
para as instituições educacionais, por meio do projeto de escolas cívico-militares. O objetivo é demonstrar a
distinção que há entre a concepção de disciplina militar e a concepção de disciplina resultante da recepção da
tradição filosófico-pedagógica. Esta última, com caráter educativo, está entrelaçada com a formação humana
e é concebida como um certo tipo de atividade ética interior, enquanto a primeira possui caráter coercitivo
exterior, consistindo na conformação obediente a determinantes extrínsecos. Para tanto, são revisitados Kant
e Platão, que sustentam uma ideia de disciplina relacionada à formação de um ser humano livre, lançando luz
sobre a distância entre as duas concepções de disciplina abordadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.