A Disciplina militar na escola e seu limite formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.87966

Palavras-chave:

Disciplina, Militarização da Educação, Formação Humana, Platão, Kant

Resumo

No presente artigo discute-se, com amparo em pesquisa bibliográfica, a questão da disciplina militar transposta
para as instituições educacionais, por meio do projeto de escolas cívico-militares. O objetivo é demonstrar a
distinção que há entre a concepção de disciplina militar e a concepção de disciplina resultante da recepção da
tradição filosófico-pedagógica. Esta última, com caráter educativo, está entrelaçada com a formação humana
e é concebida como um certo tipo de atividade ética interior, enquanto a primeira possui caráter coercitivo
exterior, consistindo na conformação obediente a determinantes extrínsecos. Para tanto, são revisitados Kant
e Platão, que sustentam uma ideia de disciplina relacionada à formação de um ser humano livre, lançando luz
sobre a distância entre as duas concepções de disciplina abordadas.

Biografia do Autor

Vicente Zatti, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Professor, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Filosofia, Universidade de Kassel (UniKASSEL), Kassel, Alemanha; Professor, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Zatti, V., Pagotto-Euzebio, M. S., & Dalbosco, C. A. (2024). A Disciplina militar na escola e seu limite formativo. Educar Em Revista, 40(1), e87966. https://doi.org/10.1590/1984-0411.87966

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