A Disciplina militar na escola e seu limite formativo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.87966Palabras clave:
Disciplina, Militarização da Educação, Formação Humana, Platão, KantResumen
No presente artigo discute-se, com amparo em pesquisa bibliográfica, a questão da disciplina militar transposta
para as instituições educacionais, por meio do projeto de escolas cívico-militares. O objetivo é demonstrar a
distinção que há entre a concepção de disciplina militar e a concepção de disciplina resultante da recepção da
tradição filosófico-pedagógica. Esta última, com caráter educativo, está entrelaçada com a formação humana
e é concebida como um certo tipo de atividade ética interior, enquanto a primeira possui caráter coercitivo
exterior, consistindo na conformação obediente a determinantes extrínsecos. Para tanto, são revisitados Kant
e Platão, que sustentam uma ideia de disciplina relacionada à formação de um ser humano livre, lançando luz
sobre a distância entre as duas concepções de disciplina abordadas.
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