Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Currículo, Política.

Resumo

Intencionando analisar a relação entre a formação continuada no âmbito da Política Nacional de Alfabetização – PNA com o currículo [im]posto, pensando os diálogos [inter]ditados emolduradores de tantos outros discursos que ultrapassam a pretensão da palavra una/única, a partir do Curso Práticas de Alfabetização, lança-se o olhar para as materialidades discursivas “Práticas de Alfabetização: Livro do Professor Alfabetizador – Estratégias” (Brasil, 2021a) e “Práticas de Alfabetização: Livro de Atividades” (Brasil, 2021b). De natureza qualitativa (Sampieri; Collado; Lucio, 2013), vale-se da Análise Dialógica Discursiva (ADD) (Brait, 2006), em vista dos enunciados concretos do Discurso Oficial a partir das materialidades referidas, dialogando com autores do campo do discurso (Bakhtin, 2011; 2017; Volochinov, 2017); das políticas educacionais (Ball, 2001); do Currículo (Lopes, 2004; Lopes; Macedo, 2011); da alfabetização (Soares, 2004; 2020), dentre outros. Os resultados são indicadores de que, assim como as políticas anteriores, a PNA, enquanto voz de autoridade, atravessa o currículo oficial da alfabetização, podendo refletir nos discursos e práticas dos professores alfabetizadores, mesmo no seio do processo de recontextualização. Ao ditar “novos” sentidos e significados para a alfabetização enquanto habilidade assentada no código linguístico, [im]põe o currículo para o círculo alfabetizador, privilegiando os conteúdos e estratégias ancorados na instrução fônica sistemática, interditando as demais possibilidades de significação: escrita como código; alfabetização como habilidade de codificar/ decodificar; método fônico; foco no ensino da relação grafema-fonema e no isolamento de fonemas.

Biografia do Autor

Jânio Nunes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas

Professor Adjunto da Univerisdade Federal de Alagoas (UFAL), lotado na Faculdade de Letras (FALE), no Curso de Licenciatura em Letras-Libras (LL), na área de Profissão Docente. É Professor Colaborador do Mestrado em Educação, Linha 2: Formação de Professores, Educação e Linguagens, do Programama de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui especialialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA) com Curso de Aperfeiçoamento em Deficiência Intelectual (UFAL). Graduado em Letras-Português pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem experiência em processos de alfabetização e letramento, no ensino de língua portuguesa (ensino fundamental e médio), em coordenação pedagógica e na formação inicial e continuada de professores . É Pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE/UFAL); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (Gepel/UFAC); Grupo de Estudos sobre Práticas de Linguagem e Ensino (GEPLE/IFAL); Grupo EDUC-ME (UFS).

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas

ós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal; Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa (UFPE), Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa (UPE); Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Avaliadora ad hoc de Cursos Superiores (BASIs/INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura, escrita e multiletramentos; Formação de Professores Alfabetizadores.

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Santos, J. N. dos, & Santos, A. C. dos. (2024). Diálogos [inter]ditados: formação de professores no âmbito da política nacional de alfabetização e o currículo [im]posto. Educar Em Revista, 40(1), e93014. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/93014

Edição

Seção

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras